Massa vence a série B do GP do Brasil em sua despedida!

Correndo pela última vez em casa, Felipe Massa terminou na sétima colocação do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, e garantiu assim o primeiro lugar entre os pilotos da “segunda divisão” da modalidade.

As construtoras Mercedes, Ferrari e Red Bull participam de um campeonato a parte. Por conta da enorme superioridade, elas quase sempre formam o top 6, em que apenas um erro técnico, estratégico ou um acidente desmancha esse cenário. Por isso, podemos considera-las integrantes da primeira divisão da Fórmula 1.

No GP do Brasil, em Interlagos, não foi diferente. As três escuderias colocaram seus dois pilotos no topo da classificação final. Sebastian Vettel largou em segundo lugar, ultrapassou o pole position Valtteri Bottas na primeira curva e venceu a corrida. O pódio ainda foi composto por dois ex-companheiros de Massa, Bottas e Raikkonen, que chegaram na segunda e terceira colocação, respectivamente.

Lewis Hamilton, Max Verstappen, que estabeleceu o novo recorde da pista (1:11.044), e Daniel Ricciardo fecharam o top 6. A atuação de Hamilton, que se consagrou tetracampeão mundial na corrida anterior, no México, deve ser ressaltada. O britânico bateu durante os treinos classificatórios, no sábado, e teve que largar em último. A equipe ainda decidiu fazer alterações no carro, o que não é permitido, fazendo com que ele largasse dos boxes. Mesmo assim, Hamilton brilhou e mostrou porque é tetracampeão mundial. Ganhou dezesseis posições e terminou a corrida na quarta colocação.

Massa comemorando sua primeira vitória em Interlagos – 2006

Assim, o brasileiro Felipe Massa, que terminou em sétimo, foi o vencedor da hipotética segunda divisão em sua despedida da principal modalidade automobilística do mundo: a Fórmula 1.

Ele havia anunciado sua aposentadoria no ano passado, mas devido à saída de Nico Rosberg da Mercedes, seu então companheiro de equipe, Valtteri Bottas, foi convidado a se juntar à construtora alemã. Assim, a Williams pediu para que o brasileiro permanecesse mais um ano, e ele aceitou.

No entanto, sua aposentadoria ao final da atual temporada já é um fato. Felipe Massa correu seu último Grande Prêmio do Brasil hoje. Sua última corrida será em Abu Dhabi, daqui a duas semanas.

Massa teve uma brilhante carreira. Em 15 anos competindo, possui 11 vitórias, sendo duas delas no Brasil, 16 poles position, 41 pódios e um vice-campeonato mundial em 2008. Pela primeira vez desde 1982, o Brasil ficará sem representante na Fórmula 1. Felipe Massa deixará muitas saudades.

Valeu Massa!

Palmeirense apaixonado por esportes. É o melhor entretenimento do mundo!