Maria Pia Laloni – Estudante de Arquitetura

“Vou tentar passar um pouco do que está sendo minha experiência de intercambio em Madri. Em primeiro lugar eu resolvi onde eu ia morar antes mesmo de chegar aqui, por medo de encontrar só quartos ruins de última hora. Não me arrependo de ter feito isso porque me tranquilizou muito na minha chegada, já que é um momento de muita ansiedade. Mas, caso a pessoa não encontre um apartamento bom antes de chegar não é nenhum problema, pois há mil ofertas de quartos ou apartamentos para alugar, e estando aqui é muito mais fácil já que dá para visitar.

A maior parte das pessoas acaba escolhendo apartamentos em bairros perto da faculdade, mas eu acabei morando no centro de Madri e acho muito bom. O transporte público em Madri é muito bom e não morar do lado da cidade universitária não acaba sendo um problema.

A faculdade tem uma oferta de matérias incríveis e muitas vezes diferentes do Mackenzie. Nos primeiros aproximadamente 15 dias de aula os intercambistas podem assistir todas as aulas que desejarem para poder escolher. Aconselho já ter mais ou menos em mente as matérias que vai escolher pois há muitos Erasmus (estudantes internacionais) na faculdade, e muitas vezes não tem vagas para todas as matérias que você deseja. Então é melhor já nos primeiros dias assistir as aulas desejadas e pedir para o professor assinar um papel da oficina internacional para que possa ser aluno desta matéria. Todo esse processo do começo do semestre foi bem confuso e não havia quem ajudasse muito. Por isso acabei não conseguindo todas as matérias que eu queria, mas acabei cursando Proyectos 8, Arquitectura Bioclimática en un entorno sostenible e Analisis de Arquitectura, e gostei muito de todas. Além das matérias da faculdade, acredito que a convivência com os espanhóis e as diversas nacionalidades de intercambistas é muito importante.

Um fator muito bom de ter escolhido morar na Europa é a facilidade em visitar diversas cidades e países. Há diversas companhias aéreas de baixo custo que me permitem viajar diversas vezes ao longo do semestre.

Estou muito satisfeita com a minha escolha. Madri é uma cidade maravilhosa, com um ótimo sistema de transporte público, muitos museus interessantes e parques incríveis. Um dos que mais me impressionou e é diferente de tudo que eu já tinha visto é o Madrid Río, que é um parque linear muito bem planejado, bonito e muito bom para fazer esporte. Além da cidade, a faculdade também me impressionou. É muito boa e séria, e tem opções para todos os gostos, desde materias mais técnicas até as um pouco mais artísticas.

Esta experiência tem me tornado uma pessoa cada dia mais madura, muito mais tolerante com diversas coisas e aprendendo a lidar com situações e problemas que eu nunca tinha enfrentado na minha vida. A troca de culturas é muito enriquecedora e descobri aqui muitos interesses e objetivos novos para a minha vida professional e pessoal.

Eu recomendo muito essa experiência!”