Manual de intercâmbio para o novo mackenzista

 

Olá mackenzista, seja bem-vindo aos melhores quatro anos da sua vida!

Nós aqui da Editoria Internacional sabemos que a maioria dos estudantes que entram na Faculdade tem o sonho de fazer intercâmbio. E, não é porque você passou e vai ter que começar a estudar e a se adaptar, que você tem que desistir dos seus planos. O Mackenzie é um mundo de oportunidades dentro e fora do Campus, por isso reunimos algumas dicas para você já planejar aquela viagem que vai mudar a sua vida.

COI

Não, não é o Comitê Olímpico Internacional e sim o lugar que você irá visitar, e muito, caso queira fazer um intercâmbio. Eles são os responsáveis por todos os convênios da universidade. Isso significa, que você pode estudar em uma instituição no exterior, por seis meses a um ano pagando o mesmo que a mensalidade do Mackenzie.

No seu TIA, é possível ver uma lista de todos os convênios, mas como sabemos que o site pode ser um pouco confuso, disponibilizamos aqui o documento pra você escolher dentre as mais de 140 faculdades oferecidas pelo COI.

Caso queira saber como funciona todo o processo e tudo o que você precisa pra participar da seleção, temos um post em que explica tudo. Você também pode visitar a sede deles, que fica próximo a entrada da Consolação no Ed. João Calvino, piso térreo. Mas vale sempre mandar um email com as dúvidas antes de ir ao encontro pessoalmente.

Todas as informações você encontra no Portal Mackenzie.

MLC

Aprender uma língua nova antes de embarcar na aventura de um intercâmbio é sempre bom. Além disso, você já se prepara para os exames que são exigidos por cada universidade, comprovando o nível do idioma requisitado.

O Mackenzie Language Center, possui cursos de línguas, como inglês, espanhol, francês e entre outros. Além disso há matérias de português para estrangeiros, ensino a distância e preparatórios para testes internacionais.

O centro fica na Rua Maria Antonia, 139. Você pode consultar todos os preços e horários indo até a sede ou pelo portal.

Optativas

Dependendo do seu curso, existem matérias optativas de língua estrangeira focadas na sua futura profissão. Assim você aprende o vocabulário utilizado no seu meio de trabalho em inglês ou espanhol.

Essas matérias só poderão ser feitas depois de alguns semestres cursados, mas vale a pena conferir as possibilidades já de início.

 

Lembre-se, aproveite ao máximo o seu tempo no Mackenzie e tudo o que ele pode te oferecer!