Na luta contra o câncer – Outubro Rosa

Recebi a notícia aos meus 25 anos de idade. Enquanto tomava banho notei um pequeno nódulo em um dos meus seios. Não dei importância “vai sumir” pensei. Algum tempo depois comecei a sentir desconfortos e dores. Não eram frequentes mas me incomodavam.Um mês depois o nódulo ainda estava lá. Tomei coragem e fui ao médico, depois de exames que levaram algumas semanas para ficarem prontos veio a notícia que temia desde o primeiro dia que pisei no consultório médico. Fui diagnostica com câncer de mama. 

Durante os primeiros dias após a notícia, a única coisa que conseguia fazer era chorar. Não conseguia acreditar. Pensava na minha família, não queria perde-los, não queria morrer. Me perguntava por que aquilo estava acontecendo comigo.
O tratamento começou enquanto eu ainda chorava e tudo ficou mais difícil ainda. Sentia náuseas e vomitava frequentemente. Após a primeira semana de tratamento meu cabelo começou a cair. Ao olhar meu reflexo sem cabelos no espelho percebi que estava em uma batalha contra a doença e que teria que fazer de tudo para vence-la.

Parei de chorar e me reergui. Encontrei forças que antes estavam escondidas dentro de mim. E após sessões de quimioterapia, radioterapia e uma cirurgia, consegui vencer a batalha. Estava curada. Ouvir essa notícia fez como se me sentisse nascendo de novo. A vida me dera uma nova oportunidade.

O depoimento acima é fictício, mas sua história é realidade para muitas mulheres. O câncer de mama atinge milhares de mulheres no Brasil e ao redor do mundo. A forma mais eficaz de prevenção da doença é o autoexame realizado pela própria mulher mensalmente.
Estamos no mês de outubro marcado pela campanha de prevenção contra este tipo de câncer, o chamado Outubro Rosa. A campanha visa conscientizar as mulheres sobre a importância do autoexame e diagnóstico precoce do câncer. Em sua fase inicial a probabilidade de cura é de 95%.

A mensagem que queremos passar através do depoimento desta personagem fictícia é a importância de procurar um médico após sentir qualquer alteração ao fazer o autoexame. Não espere aparecer mais sintomas, procure um médico. O câncer é uma doença que devemos enfrentar com todas as armas possíveis e a melhor dela é a prevenção. Conheça mais sobre a campanha no site oficial.
Se você é mulher apoie a campanha. Lado a lado podemos vencer a luta contra o câncer.

Foto: Diogo Cardoso

Quer saber mais sobre a campanha contra o câncer Outubro Rosa? Confira nossos posts sobre nas editorias de moda e faço arte.