Libertadores começou a todo vapor

A principal competição sul-americana já começou e diversos times já entraram em campo para definir os classificados da fase preliminar da Copa Libertadores que disputarão a fase de grupos. Além disso, a Recopa Sul-Americana foi decidida e o campeão da América declarado.

Libertadores:

A fase preliminar da Copa Libertadores chegou ao fim na última quinta-feira, 22, e já temos os quatro times classificados que integrarão a fase de grupos do torneio: Vasco, Independiente Santa Fé-COL, Nacional-URU e Junior Barranquilla-COL.

O Vasco avançou à fase de grupos com certa emoção. Após vencer o Universidad de Concepción por um placar agregado de 6 a 0, o time carioca sofreu na terceira fase preliminar. A vitória no jogo de ida contra o Jorge Wilstermann por 4 a 0 deixou a equipe “confortável” para o jogo de volta, na Colômbia.

Jogadores do Vasco comemoram a classificação à fase de grupos da Libertadores

No entanto, os colombianos conseguiram fazer quatro gols no tempo normal e levar a partida para os pênaltis. Martin Silva, goleiro vascaíno, defendeu três penalidades e saiu como herói da classificação à próxima fase. Cruzeiro, Racing-ARG e Universidad de Chile compõe o grupo 5 ao lado do Vasco.

O Junior Barranquilla passou por dois clubes paraguaios para passar da Pré-Libertadores, Guaraní e Olimpia, e integrará o grupo 8 com Palmeiras, Boca Juniors e Alianza Lima-PER. Já o Nacional deixou para trás a Chapecoense e o Banfield-ARG para fazer parte do grupo de Santos, Estudiantes e Garcilaso-PER. Por fim, o Santa Fé venceu o Deportivo Táchira-VEN e Santiago Wanderers-CHI e garantiu sua vaga na próxima fase da competição, na qual enfrentará o Flamengo, River Plate e Emelec-EQU.

A fase de grupos da Libertadores começa na próxima semana, com jogos previstos a partir de terça-feira, 27 de fevereiro.

Recopa Sul-Americana:

A Recopa Sul-Americana é um duelo que reúne o campeão da Copa Libertadores e o campeão da Copa Sul-Americana. Este ano, Grêmio e Independiente-ARG participaram da disputa.

No jogo de ida, na Argentina, o tricolor gaúcho saiu na frente com gol de Luan, em uma falha da defesa do Independiente. Porém, dez minutos depois, Bruno Cortez desviou contra o próprio gol em um cruzamento e deixou o placar empatado em 1 a 1.

Grêmio conquista a Recopa Sul-Americana 2018

Já no jogo de volta, na última quarta-feira, 21, os times não conseguiram balançar a rede nos 90 minutos e na prorrogação. Assim, o campeão foi decidido nos pênaltis. Os cinco jogadores gremistas converteram suas cobranças, assim como os argentinos estavam fazendo. Contudo, na quinta penalidade, Marcelo Grohe brilhou, defendeu o chute e deu o título da Recopa Sul-Americana ao Grêmio.

Em ambas as partidas, a consulta do árbitro ao vídeo foi fundamental. Somente após consultar a imagem, Roddy Zambrano expulsou o centroavante do time argentino por conta de uma cotovelada em Kannemann no jogo de ida.

Em Porto Alegre, a tecnologia também foi utilizada. Enrique Cáceres, árbitro do jogo, expulsou o zagueiro Amorebieta por atingir Luan no peito com as travas da chuteira e nem sequer aliviar o pé.

Esta foi a segunda conquista da Recopa Sul-Americana do Grêmio. Em 1996, o time também levantou o troféu.

Para mim, aluno da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o Grêmio foi o melhor time da América do Sul no ano passado e por isso por coroado com o título da Copa Libertadores e agora da Recopa Sul-Americana. De fato, Renato Gaúcho sabe como jogar um torneio mata-mata. Em algumas ocasiões, ele poupava o time para a disputa da Libertadores pois entendia que essa era a melhor maneira de se preparar para cada decisão. Esse título coroa o belo trabalho de Renato e dos jogadores, afinal quem entra em campo são eles.

Palmeirense apaixonado por esportes. É o melhor entretenimento do mundo!