Quebrando o conceito – Japan House

Com um projeto minimalista, a primeira Japan House é inaugurada em São Paulo. Trazendo o conceito de moderno, reúne artes, gastronomia, tecnologia, design e negócios do Japão e promete programação diferenciada da maioria dos centros culturais.

A Japan House é um projeto do governo japonês que também contará com filiais em Londres e Los Angeles. Projetada pelo arquiteto Kengo Kuma além de sustentável o design, com uma fachada de madeira, contrasta com os arranha-céus da cidade. Em seus três andares as paredes, feitas de washi (telas de papel artesanal) se movem, modificando o espaço como o desejado. Também contam com espaços para exposições, salas para reuniões comerciais, auditório, lojas, restaurante e cafeteria.

Arte e matemática

Em sua inauguração, a primeira exposição da Japan House é a mostra Bambu – Histórias de um Japão, fica aberta até o dia 9 de junho. Com cerca de cinquenta peças feitas com o bambu, três artistas construíram suas esculturas, Akio Hizume, Chikuunsai IV Tanabe e Shigeo Kawashima. O mais interessante é que as peças de Akio Hizume são montadas a partir de uma fórmula matemática para se sustentar, sem nenhuma amarração, a maior e principal escultura com essa técnica está exposta do lado de fora da casa.

 

Para os amantes da gastronomia japonesa, a casa conta com o restaurante Junji Sakamoto, do chef Jun Sakamoto, onde os principais pratos são os teishokus. Além do restaurante é possível tomar um chá no Imi Café, e comprar nas lojas Furoshiki e Japan Madoh. E aproveitar para ler um dos mais de dois mil livros que contam a biblioteca de lá. A casa fica aberta de terça à domingo das dez da manhã até dez da noite, e aos domingos até as seis da tarde.

Em sua agenda estão os eventos:

O conto da princesa Kaguya – filme e palestra, 03 de junho de 2017.

Bambu: essencialmente vazio e potencialmente criativo – curso e oficina, 04 até 10 de junho de 2017.

O processo de criação do Studio Ghibli – palestra, 04 de junho de 2017.

Japão: tradição e música – palestra e aula prática, 11 de junho de 2017.

A Japan House está localizada na Av. Paulista, 52, e a entrada é gratuita.

Veja também: Pisa mais no estilo!

Texto: Carolina Torelli

Thiago Kenji Nakano
Bom, sou uma pessoa sonhadora, que vê todos os lados para entender as pessoas, apaixonado por desenhar e por arquitetura e segue a frase “sorria para a vida, pois um dia ela sorrirá de volta."