As cores de Frida Kahlo

Único, era o estilo de Frida Kahlo. Além da personalidade forte, Frida era tão excêntrica quando se tratava de roupas, que até hoje influencia a moda. A artista Mexicana já inspirou diversas marcas como Valentino, Marc Jacobs, Moschino, Christian Lacroix e Jean Paul Gautier.

Um grande exemplo para a cultura moderna, ela se dizia sua musa preferida, por isso a incrível quantidade de autorretratos pintados: 55. Ainda que estivesse e pintasse deitada, não era assim que se representava. Sempre rodeada por cores e uma natureza meio surrealista, ela fazia estudos sobre rendas, texturas e estampas, enriquecendo suas obras.

 frida-kahlo-autorretrato-arte-historia-carlosbull imager Autorretrato-conmo-tehuana-

Seus trajes, além de esconder problemas físicos, mascarava as dores, tristezas e solidão relatadas. Para Frida, a roupa fazia parte de si e de sua arte. As referências eram diversas, desde seu país natal, México, à obras de amigos famosos (como Picasso) e sua condição psicológica (ver final do post)*. Quando precisava se renovar ou após superar algo ruim, mudava seu estilo de vestir.

Além das obras, ela nos deixou diversas heranças e a cultura pop vem a incorporando muito. Como Lana del Rey e as coroas de flores, ColdPlay com Viva La Vida (baseado em um quadro pintado) e Madonna com a capa de seu novo álbum, Rebel Heart.

capa MADONNA-Recuperado-Recuperado-Recuperado-Recuperado-Recuperado-Recuperado-Recuperado-Recuperado-Recuperado 1939_photo_nickolas_muray1tumblr_n9roz2duLF1rx4f45o1_400

Muitas joias, saias longas, rendas, mistura de texturas e cultura mexicana: transgressora, Frida é mais que uma fonte de inspiração, é um ícone da moda e a prova de que se vestir é uma arte que deve agradar qualquer pessoa, se não àquele que se veste.

*Quando se divorciou do pintor Diego Rivera, Frida renunciou o que seu ex-marido mais apreciava: a feminilidade. Como luto, cortou o cabelo e passou a usar roupas consideradas masculinas.

Confira abaixo os principais elementos que compunham o estilo marcante da artista:

Frida-Kahlo-Infographic-Final-BR-versaoparte2 Screen Shot 2015-11-10 at 18.35.13

Gostaram? Está rolando no Instituto Tomie Ohtake uma mega exposição: Frida Kahlo – conexões entre mulheres surrealistas do México. Com muitas obras, desenhos e até roupas, vale a pena dar uma conferida de pertinho e saber mais como nossa querida Frida revolucionou e ainda revoluciona a sociedade e a moda.