Início de curso com Renata Lo Prete

À convite do Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, a jornalista Renata Lo Prete compareceu para a aula magna do curso de jornalismo.

Foto: Emilly Nascimento

Hoje, 27/02, no período da tarde, a jornalista Renata Lo Prete, hoje vencedora do prêmio Esso de jornalismo, compareceu a aula magna na Universidade Presbiteriana Mackenzie. A conversa com os alunos aconteceu no auditório Escola Americana da universidade.

Como de costume no início do semestre de cada curso ocorre a aula magna. Essa aula, consiste em uma palestra ou uma conversa com alguns professores, coordenadores do curso e conta sempre som a presença de algum convidado.  O objetivo desta aula é apresentar um pouco do curso, do mercado onde os alunos futuramente atuarão a partir da visão de um profissional da área.

Foto: Emilly Nascimento

O professor Arnaldo Lorençato apresentou Renata para os alunos contando alguns fatos de sua vida pessoal e profissional. Ela explicou sua trajetória dentro do jornalismo, como a passagem pelo grande jornal Folha de São Paulo, em que trabalhou grande parte de sua carreira. Assim como falou sobre o período em que foi correspondente em Nova York e também explicou um pouco de sua atuação no mercado hoje dentro da Rede Globo, onde é âncora do Jornal da Globo.

Em determinado momento da apresentação foi aberto uma rodada de perguntas feitas pelos alunos. Umas das questões foi sobre o período em que era correspondente em Nova York e se tinha algumas dicas para os alunos que desejam atuar nessa área. Renata respondeu dizendo que não havia como passar dicas, pois faz muito tempo que deixou de ser correspondente, porém ela diz que “foi uma experiência muito marcante na minha vida”.

Foto: Emilly Nascimento

A jornalista afirma que aprendeu muito com esse trabalho, ela estava cobrindo a negociação da divida externa do Brasil naquela época. Renata conta que aprendeu sobre o relacionamento entre fonte e jornalista, que em com suas palavras “é uma via de mão dupla”, segundo ela a fonte precisa ter interesse para ceder uma entrevista. Além desse muitos outros ensinamentos foram passados para os alunos.

Texto: Guilherme Porrino