Tudo o que você precisa saber sobre o intercâmbio pelo COI

 

Ao entrar no portal da COI Mackenzie e explorar as possibilidades de mobilidade acadêmica que eles oferecem, você pode acabar ficando um pouco confuso com tantas opções. Já falamos do programa Top Santander aqui, que é uma das possibilidades oferecidas. Mas, hoje, vamos explicar melhor sobre o Programa Fluxo Contínuo de Mobilidade Acadêmica e reunir tudo o que você precisa saber para poder embarcar nessa aventura.

Todas as informações deste post foram retiradas do edital, disponível no site do COI.

O que é o Programa Fluxo Continuo?

É um programa realizado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), em que todo aluno pode se candidatar para fazer um semestre ou dois no exterior. Já passam de cem, o número de universidade conveniadas e algumas delas permitem que o estudante pague o mesmo valor da mensalidade que gasta no Brasil.

Requisitos

O aluno precisa estar cursando uma graduação na UPM, possuir uma média geral igual ou maior que 7, ter os documentos necessários para ingressar no país que deseja e comprovar o nível do idioma exigido por cada universidade.

Lembrando que já está no site um documento que reúne todas as universidades disponíveis para a realização do programa em 2017.

Processo Seletivo

No início de cada semestre o COI realiza uma palestra, na qual ele explica tudo o que o aluno precisa saber sobre o programa. Além disso, são realizados plantões na sede para que os mackenzistas possam tirar todas as dúvidas.

Depois, é feito uma inscrição pelo próprio site, em que o aluno faz upload de uma série de documentos. Dentre eles: o passaporte, uma carta de recomendação dos professores e uma carta de suas  motivações para fazer a mobilidade acadêmica na universidade escolhida. Além disso, é necessário enviar o histórico com as médias e o comprovante de proficiência da língua escolhida. A lista completa você encontra no Edital.

Vale ressaltar, que se o aluno fez algum tipo de Iniciação Científica, Extensão Universitária (não é qualquer atividade de extensão, por isso dê uma checada antes de aplicar) ou Monitoria, além de ter que incluir na inscrição, esses elementos fazem total diferença na escolha pelo candidato.

Escolha do candidato

O COI leva em consideração o desempenho acadêmico do aluno. Como a média geral, o semestre que está cursando, a proficiência no idioma e o seu envolvimento com as atividades da universidade. Por isso, se prepare com antecedência!

Fique atento as datas de inscriçõe e de disponibilização dos resultados. A maioria do processo é feito online e a equipe do COI pede para que o aluno fique atento ao email.

Qualquer dúvida deixe nos comentários, que a Editoria Internacional vai adorar te ajudar ou entre em contato com a COI pelo e-mail coi.alunos@mackenzie.br. Você pode ainda ler o Manual do Intercâmbio disponível na página da COI.