How I met your mother x Friends

How I met your mother (HIMYM) seria uma descarada cópia de Friends? A sitcom que nos conta como Ted conheceu a mãe de seus filhos estreiou em 2005. Treze anos depois, essa polêmica questão ainda gera enormes discussões entre os fãs de ambas as séries, digna até mesmo de términos de amizades, namoros e crushes (poxa, crush!).

De fato, as semelhanças entre elas são inegáveis. Veja a seguir algumas delas:


A cidade que nunca dorme


 

 

As duas séries se passam em Nova York.


Eles são mais do que amigos, são friends!


 

 

As histórias giram em torno de um grupo de amigos e seus conflitos com a vida adulta.


O point!


 

 

Os amigos de HIMYM frequentemente se encontram no pub MacLaren’s . O mesmo acontece em Friends, só que no antológico café Central Perk.


Melhor que um desse, só dois desse


Analisando as personagens principais de cada série, comparações são inevitáveis.

 

Ted (HIMYM) com Ross (Friends)

 

Robin (HIMYM) com Rachel (Friends)

 

Barney (HIMYM) versus Joey (Friends)

 

O casal Lily e Marshall (HIMYM) e o casal Monica e Chandler (Friends)

 

E a Phoebe… Bom, como a Phoebe ninguém nesse mundo é

 

A aluna do segundo semestre de jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Rebecca Gomes (17), não suportava as comparações com seu seriado favorito, HIMYM. Porém, após amigas insistirem muito, finalmente resolveu assistir ao icônico seriado dos anos 90.

“Eu percebi que era só uma birra minha mesmo, Friends é muito legal sim. E realmente eu notei muitos paralelos entre as duas séries” disse a futura jornalista.

No entanto, afirma ainda assim preferir How I met your mother.

Friends é para dar muita risada, mas How I met  é mais do que isso. Ela tem uma linha de narrativa que percorre todas as temporadas, que é o Ted explicando para os filhos como ele conheceu a mãe deles. Eu acho mais inteligente, eu diria ser uma “Friends melhorada”.

Rebecca tem razão ao afirmar que HIMYM é melhor estruturada narrativamente. Ross (Friends), por exemplo, passa da terceira à quarta temporada sem sair da casa dos 29 anos, mesmo tendo se passado três anos cronológicos. Além disso, a série apresenta diversos furos no backgroud de suas personagens, contradizendo informações no decorrer das dez temporadas, enquanto que HIMYM é mais fiel a esses detalhes.

No entanto, é importante ressaltar que Friends foi uma série inovadora para sua época e por isso mesmo é tão importante para a história da televisão. Ela conquistou – e ainda conquista – uma legião de fãs das mais diferentes idades.

Como toda pioneira, apresenta algumas falhas comuns de “primeira viagem”, mas nem por isso deve ser desmerecida. Afinal, não foi em vão que Friends ser tornou o maior referencial de sitcom da TV estadunidense e se mantém nesse posto até hoje.

Mas, apesar de todo o seu sucesso, também não deixou de ter sua dose de acusações nos primórdios de sua existência.

Muitos fãs da série Seinfeld (1989-1998), a então queridinha da televisão, acusavam Friends de ser uma versão mais melosa e politicamente correta do seriado. Um grande sucesso, marcado por seu inteligente humor negro, conta a história do neurótico e namorador comediante Jerry Seinfeld junto a seu vizinho Kramer, sua ex namorada Elaine e o mesquinho George. Quatro amigos que moram – adivinha aonde? Obviamente, como todo grupo de amigos que se preze, em Nova York.

Seinfeld (esquerda) e Friends (direita)

Se, segundo Lavoisier dizia, “na natureza nada se cria, tudo se transforma”, em Hollywood não haveria de ser diferente.

Você sabia que a animação O rei leão (1994) tem como base a peça Hamlet de William Shakespeare? Ou que a comédia As branquelas (2004) nada mais é do que um remake transportado à atualidade do clássico de 1959 Quanto mais quente melhor, o qual estrelava Marilyn Monroe? Essa “reciclagem” é muito comum no meio das artes e do entretenimento.

As branquelas (esq.) e Quanto mais quente melhor (dir.)

Por isso, respondendo à questão inicial: não, HIMYM não é uma descarada cópia. É certo que Ted e seus amigos provavelmente não teriam existido – ao menos não como os conhecemos – sem antes os seis amigos de Friends terem sido criados. Porém, referenciar não é copiar.

How I met your mother é uma grande homenagem a Friends. E que bela homenagem!

 

 

 

Hollywood e a revolucionária iniciativa Time’s up! Entenda.

 

Amanda Pickler

Curitibana, atriz e estudante de jornalismo. Amo uma boa música de fossa, filme europeu que ninguém entende e livro de sebo daqueles que cheira a mofo.