O site Redação Virtual foi criado em 2012 nos moldes de portal de conteúdo colaborativo branded content, na área de marketing do Instituto Presbiteriano Mackenzie.
No ano de 2014, ocorreu a grande mudança na organização, e à Redação Virtual foram instituídas, inicialmente, 4 editorias de conteúdo (Internacional, Aluno Faz Arte, Etc e Tal e Humans Of Mackenzie), a fim de se estabelecer um novo canal de comunicação voltado totalmente para produções de alunos. Atualmente, toda a produção é desenvolvida pelos próprios alunos acompanhados de um(a) docente de Jornalismo do Centro de Comunicação e Letras (CCL), mas mantendo, de maneira transversal, todas as áreas do saber da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O trabalho é colaborativo e conta como projeto de extensão para os alunos integrantes.
A RV é aberta aos alunos dos diversos cursos da Universidade Presbiteriana Mackenzie de forma colaborativa e com a principal missão de aumentar a visibilidade de todas as produções dos alunos, destacando e ampliando as fronteiras do conhecimento.
Identidade Visual
A identidade visual é utilizada desde 2013 nos padrões de Chalk Board. Comunicação em tinta em pó e giz em peças publicitárias dentro da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O conceito está atrelado à expansão das cores e suas aplicações simulando um ambiente escolar, lousas tradicionais e lousas acrílicas brancas.
Logos
Os logos foram desenvolvidos pelos colaboradores Gustavo Herrero e Danielle Nishioka.