Experiência remota em Audiojornalismo é bem avaliada por estudantes

Thayna Batista

Em apenas quatro semanas, os 14 alunos da disciplina de audiojornalismo, em conjunto ao professor responsável, Vanderlei Dias, adaptaram todo o programa MackNotícias para a Rádio Mackenzie (on-line). 

A ideia já havia sido iniciada, algumas pautas já estavam até mesmo prontas, quando o afastamento social, decorrente da Covid-19, fez com que os alunos mudassem todo o foco para uma cobertura sobre a pandemia. É o que explica Duda Blumer, estudante de jornalismo e apresentadora desta edição. Para ela, as dificuldades referentes à produção a distância eram “algo para making off”, como a ausência dos equipamentos disponibilizados na universidade.

Vanderlei Dias, professor responsável pelo radiojornal, comenta também da extensão do programa para o visual, ganhando uma característica transmídia. “Além de ter ido para a Rádio Mackenzie (o áudio), a gente também produziu um vídeo”, explica o professor, que contava com o vídeo de Duda Blumer e as fotos dos alunos, enquanto eram exibidas suas respectivas matérias.