Exames de proficiência de inglês: Opções, e qual escolher?

 

Olá Mackenzistas! Nessa última semana de férias, a Editoria Internacional selecionou alguns dos principais exames de inglês mais exigidos em universidades no exterior e também no mercado de trabalho.

Os exames de proficiência são os testes a qual classificam seu nível da língua estrangeira exercida, possuem como finalidade o ingresso em uma universidade no exterior e até em alguma vaga de emprego de âmbito internacional.

Primeiramente, é necessário saber qual teste de inglês a universidade ou emprego de seu interesse exige, seguido de sua nota média para ingressar. Há dois testes principais, TOEFL e IELTS.

TOEFL

De uma forma geral predomina nos Estados Unidos, é um teste feito pela internet no computador, em um centro aplicador autorizado. O mínimo de acertos é 61, sendo sua nota de 0-120, porém essa nota pode não ser o suficiente, universidades e faculdades reconhecidas entre as melhores do mundo, podem exigir uma nota de até 100, como Harvard e Yale.  A prova é dividida em:

  • Listening: Teste de múltipla escolha, as questões envolvem situações gerais, como aulas de matérias especificas, ou ambiente acadêmico, o inglês é americano, e todas as questões estão em ordem.
  • Reading: Os textos são acadêmicos, focar em sufixos, prefixos e vocabulário o tornará mais simples.
  • Speaking: É uma entrevista via computador, as respostas são gravadas, e avaliadas depois por superiores. Você deve mostrar o que sabe, utilizar uma linguagem mais formal, comparativos, e discourse markers.
  • Writing: São duas redações, sendo a primeira um pequeno texto para você ler, envolvendo listening, um adiciona ao outro, responda as questões, sem expressar sua opinião. Já a segunda redação, envolve expressar a sua opinião, organizar idéias, e coerência de texto. Boa gramática e clareza dos textos são essenciais para uma nota boa.

A inscrição é feita pelo site, clique aqui. Há também plataformas para treinar o TOEFL, como o ToeflGoAnywhere .

Lembrando que o TOEFL possui um prazo de validade de 2 anos, e uma taxa de R$ 500,00 de inscrição.

IELTS

Predomina na Europa, é um teste realizado semanalmente, variando sua nota de 0-9, e o mínimo exigido é 6. Assim como o TOEFL, pode não ser o suficiente, podendo chegar até a nota 8 dependendo da universidade escolhida.

O IELTS possui dois formatos: O academic, voltado a candidatos que irão realizar o processo de admissão para cursos de graduação, mestrado e doutorados em universidades, e o General Training, para programas de treinamento profissional, imigração, ou ensino médio no exterior.

O teste é dividido também em Listening, Reading, Speaking e Writing, porém cada um com suas exigências específicas:

  • Listening: Inglês britânico, e suas variações, o teste possui 4 seções, preencher lacunas, e questões de múltiplas escolhas, dentre algumas irão pedir que escolha 2 ou 3 alternativas de 5, que estejam corretas, o vocabulário é regular, ou seja, não será tão específico ou avançado nesta parte.
  • Reading: Ao contrário do listening, no reading a exigência de um vocabulário mais amplo, é necessário, assim como em compreensão de texto e uma ótima gramática, sendo mais difícil que o TOEFL.
  • Speaking: A avaliação consiste em 3 etapas, será um teste oral com um entrevistador, que irá realizar perguntas sobre você, fazendo-o utilizar diversas estruturas gramaticais e tempos verbais, com perguntas específicas, sendo mais fácil que o TOEFL.
  • Writing: Serão duas redações, a primeira será interpretação de dados, saber comparativos, e verbos específicos da área de dados serão um ponto a mais, não sendo necessário expressar opinião. Na segunda redação, é parecida com a do TOEFL, expressando seu ponto de vista sobre o assunto, quanto mais profundo e convincente o texto, melhor sua nota.

O IELTS exige uma base mais sólida, portanto se o seu inglês não for avançado, é recomendado o TOEFL, para uma preparação em tempo menor, com nota boa. A inscrição do IELTS pode ser feita aqui, e há também como treinar o teste neste link. É cobrada uma taxa de R$ 800,00, e possui validade de 2 anos.

Outras Opções

Caso você prefira um exame mais “simples”, mas que tenha reconhecimento internacional também, há as opções do Cambridge English, que possui diversas certificações, de acordo com sua necessidade, confira o site aqui .

Nataly Yumi Arakaki
Paranaense, porém paulistana de coração. Amante de livros. Comércio exterior. Apaixonada pelo mundo, e fanática por café.