ESL: O inglês gratuito nos EUA

 

No post de hoje, a Editoria Internacional buscou oportunidades que cabem no bolso, aliás, não é todo mundo que consegue desembolsar U$ 1000 dólares por mês para pagar um intercâmbio. Você sabia que existe a possibilidade de cursar inglês gratuitamente? Venha conhecer mais sobre o ESL ou ESOL!

O que é ESL ou ESOL?

O English as second language ou English for speakers of other languages é um programa de línguas criado pelo governo dos Estados Unidos, oferecido à estrangeiros para que se introduzam ao inglês. Em aula você terá acesso a dinâmicas em grupos, e exercícios individuais com textos em inglês, o curso possui como objetivo ensinar a usar o idioma no dia a dia. Os níveis são divididos em básico, intermediário e avançado com duração de três meses.

Qualquer pessoa, independente da idade pode ter acesso ao curso. O programa não é tão divulgado pois não é voltado para atrair novos imigrantes, e sim aproximar a comunidade que já vive nos Estados Unidos e capacitá-los para desenvolver melhor suas atividades no país.

Por onde começar?

Procure uma escola pública mais perto de sua estadia (você pode acessar ao site da cidade em que está hospedado, e procurar por community colleges), pergunte sobre o programa Adult Class, e complete informando: ESL ou ESOL.

Se a escola não oferecer, confirme se a pessoa conhece alguma próxima dali, é recomendado ir pessoalmente ao local, porém caso não seja possível, ligue ou envie um e-mail. Em Los Angeles, há pelo menos uma escola por bairro que possui o Adult Class.

As aulas são 100% gratuitas, e existe uma taxa de inscrição de US$ 30,00 dólares, incluindo material, será necessário também realizar uma prova de inglês (oral ou escrita), mas apenas para medir o seu nível.

Com o visto de turismo você poderá estudar apenas por 18 horas semanais, com professores nativos e material gratuito.

Há a possibilidade de você se deparar com um curso ESL caro, estes são oferecidos por instituições privadas, e oferecem o I20, que é o visto de estudante.

Como o programa  funciona?

As aulas são apenas em inglês, com alunos de diversas áreas do mundo, e dependendo do seu nível e turmas disponíveis, haverá os turnos da manhã ou noite, para optar. O docente irá treinar conversação, e textos, este programa é oferecido o ano todo, mas em algumas escolas são divididos por estações do ano, como summer ou spring courses, deve-se checar antes.

Pré- requisitos

  1. Pagamento da Inscrição.
  2. Ter passaporte com visto válido, e endereço válido no país (pode ser de uma casa alugada, ou até da sua hospedagem).
  3. Obedecer aos regulamentos locais (será informado no manual, na hora da matrícula).
  4. Ter disponibilidade no horário do curso.
  5. Providenciar material básico (caneta e caderno).

Dicas: É necessário fazer um seguro viagem, para caso algum infortúnio aconteça. Comporte-se adequadamente nas aulas, use frequentemente as palavras sorry, excuse me, please. 

O que achou desta oportunidade? Conte para nós!

Nataly Yumi Arakaki
Paranaense, porém paulistana de coração. Amante de livros. Comércio exterior. Apaixonada pelo mundo, e fanática por café.