Enxergando com as mãos

Enxergando com as mãos

Você já ouviu falar sobre fotografia tactográfica? É uma tecnologia suíça em que uma foto ganha alto-relevo ao objeto fotografado ser escaneado e impresso em 3D. Assim, você verá pessoas com deficiência visual enxergando com as mãos. Não dá para resistir, até você vai querer tocar!

Gabriel Bonfim, de 26 anos, brasileiro radicado na Suíça, assinou uma exposição com essa tecnologia e disse:

“A ideia da exposição nasceu quando fotografei Andrea Bocelli, em 2014. Por ele ser deficiente visual não tinha possibilidade de mostrar meu trabalho para ele, então fomos atrás de uma tecnologia que pudesse oferecer isto.”

14731169_10153912222225544_6403014269391512487_n


A acessibilidade é um ponto fortíssimo para a inclusão dos deficientes em nossa sociedade, e no Mackenzie podemos observar que este trabalho foi feito: elevadores foram instalados nos prédios, piso guias e rampas.

Na entrada da Rua Maria Antônia, uma rampa já foi elaborada e o projeto será executado pela equipe de trainees da Empresa Júnior de Engenharia Mackenzie (EJEM), com os integrantes sênior e professores.

cadeirante-em-acesso-a-rampa-1049147


É lindo saber que além da mobilidade, os deficientes visuais estão começando a ter acesso à arte e podem enxergá-la com as mãos.

A exposição ocorre gratuitamente até dia 22 desse mês, no MIS (Museu da Imagem e do Som) de São Paulo. Os deficientes visuais são os convidados primordiais, mas com certeza todos nós podemos aproveitar esta maravilhosa experiência.

Texto: Letícia Stankevicius

Revisão: Isabela Matias

Fontes: Habitissimo , Facebook