Encantos da América do Sul: o Peru pode ser seu próximo destino

 

Quando pensamos em viajar pela América do Sul muitas vezes nos esquecemos do Peru. Acontece que o país é muito rico culturalmente e possui uma das sete maravilhas do mundo moderno: Machu Picchu.

O país possui pouco mais de 30 milhões de habitantes e uma grande multiplicidade étnica. O idioma predominante é o espanhol, mas em alguns lugares mais tradicionais ainda há quem fale dialetos locais.

O Macchu Picchu conhecido como “a cidade perdida dos Incas” foi toda construída por pedras. É um grande mistério como elas podem se encaixar tão perfeitamente umas sobre as outras. Ainda mais sabendo que os habitantes da época que foi construído eram pequenos, não passavam de 1,55m.

Devido à sua diversidade, a culinária do país não poderia ser diferente. São muitas opções de comidas típicas, algumas são bem famosas pelo Brasil e nem sabemos que é original de lá.

O ceviche, por exemplo, é um dos pratos mais famosos do Peru. A receita pode variar de acordo com a região do país. A refeição consiste em pescados marinados no limão, cebola, alho, sal e pimenta.

O prato mais comum entre os peruanos no entanto, é o frango grelhado. Por ser uma refeição barata e saborosa, ele pode ser encontrado com facilidade nas ruas.

Olluquito con charqui é uma comida bem típica do país, já que seus ingredientes são locais: a batata é de um tipo diferenciado que cresce nos Andes e charque é uma carne seca de lhama.

As lhamas são animais muito comuns no Peru, principalmente na cordilheira dos Andes, onde elas vivem em baixa temperatura. O animal faz parte da economia: a carne, a lã e o couro são vendidos e também serve de transporte de carga.

O artesanato peruano é muito procurado por turistas. Os produtos manuais possuem cores vivas e agradam os visitantes que se encantam com as vestimentas mais tradicionais.

E aí, ficou com vontade de conhecer?

 

 

Luiza Lorenzetti
Amante das artes e da dura poesia concreta das esquinas de Sampa. Apaixonada por Caetano e purê de batata. 1,50m de amor e vegetarianismo.