Duty Free: Você sabe como funciona?

 

Olá mackenzista! Você sabe o que é ou já ouviu falar de Loja Franca? No post de hoje a Editoria Internacional irá explicar como funciona, os limites, e quem pode adquirir as mercadorias, além de dicas e curiosidades.

 

A Loja Franca, ou duty free shops, é o comércio de mercadorias nacionais ou estrangeiras a passageiros de viagens internacionais sem a cobrança de tributos, contra o pagamento em moeda nacional ou estrangeira, em portos e aeroportos.

 

 

Quem pode comprar?

– Tripulantes e passageiros em viagem internacional;

– Missões diplomáticas, repartições consulares, representações de organismos internacionais de caráter permanente e a seus integrantes e assemelhados;

– Empresas de navegação aérea ou marítima, para uso ou consumo de bordo de embarcações ou aeronaves, de bandeira estrangeira, aportadas no País.

Qual o limite?

O limite global é de US$500,00 dólares em mercadorias adquiridas em loja franca. Uma outra curiosidade é o limite quantitativo de certos produtos como:
– 24 unidades de bebidas alcoólicas, observado o quantitativo máximo de 12 unidades por tipo de bebida;
– 20 maços de cigarros de fabricação estrangeira;
– 25 unidades de charutos ou cigarrilhas;
– 250g de fumo preparado para cachimbo;
– 10 unidades de artigos de toucador;
– 3 unidades de relógios, máquinas, aparelhos, equipamentos, brinquedos, jogos ou instrumentos elétricos ou eletrônicos.
Artigos de tabacaria e bebidas alcoólicas são proibidas a menores de 18 anos.
Todo produto adquirido na loja franca irá integrar como bagagem do viajante. As sacolas serão lacradas e não devem ser abertas antes de deixar o aeroporto.

 

O que preciso?

Ao realizar a compra, no caixa você deve apresentar o cartão de embarque, e o passaporte, ou carteira de identidade para viagens dentro da América Latina.

O dutyfree aceita dólares e a moeda local para o pagamento, alguns podem ser mais flexíveis ainda e aceitar diferentes moedas além das citadas acima. Em compras em moedas estrangeiras no cartão de crédito é cobrada a taxa IOF.

No exterior os Duty Free de Londres, Amsterdã, Dubai, Bangok, Buenos Aires, Panamá e Singapura possuem fama de estarem entre os melhores do mundo.

Recomendamos que opte por fazer as compras na hora do embarque no exterior com destino ao Brasil, para maior variedades e não arriscar o orçamento de sua viagem.

Há ainda a possibilidade de reservar os produtos no site do Duty Free, com antecedência máxima de 35 dias e mínima de 24 horas.

O que acharam? Para informações mais detalhadas confira o site da Receita Federal do Brasil, ou mande sua dúvida para ajudarmos.