Diferentes tipos de maquetes

Modelos Espaciais criativos

Ideias para execução de maquetes

As maquetes são representações em escala reduzida de um objeto, sistema ou estrutura, as quais também podem ser usadas como um esboço 3D rápido e intuitivo para gerar algumas idéias. Seja para um cliente ou um professor, elas são quase sempre necessárias. Mesmo existindo programas de edição gráfica, são importantes para a concepção de um projeto, em vista que produzem uma compreensão completa entre os espaços/volumes.

Esses modelos podem ser realizados com diferentes materiais e maneiras, depende apenas da imaginação de quem os está produzindo, e o mais fascinante nesse caso, é ver como as pessoas podem ser criativas e engenhosas.

Hoje, a Redação Virtual traz algumas dicas e ideias para a execução de maquetes, a partir de referências dadas pelo professor de modelos físicos da FAU- Mack: Daniel Candia, com o intuito de potencializar a própria criatividade de vocês.

Maquete que possui cobertura que encaixa com o resto. Ótima ideia para quem quer mostrar o interior de seu projeto com estilo.

Maquete com estrutura diferente:

Maquete volumétrica super criativa com estrutura de alfinetes, feita pelo aluno Augusto Salzano-Terceiro Semestre- FAU Mackenzie.

 Fotos e maquete: Augusto Salzano

Grampos:

Entrega de trabalho, Segundo semestre- Professor Marcio Lupion- FAU- Mackenzie. 

Maquete de concreto:

Lina Bo Bardi Pompeia
Maquete feita com concreto- Projeto- Lina Bo Baldi

Modelos com topografia:

Maquete de madeira:

Maquete de madeira-
Pavilhão Hyundai-
RJ- Spadoni, professor de Projeto da FAU Mackenzie, e Associados.

Modelos de árvores:

 

Outras ideias:

Navio baleeiro feito com placas de cobre.

Modelo inserido em uma caixa, mostrando cortes e plantas do projeto.
Estruturas metálicas

 

 

Se tiverem curiosidade em ver mais tipos desses modelos espaciais criativos, sigam o perfil do Pinterest do professor Daniel Candia:

Texto: Bettina Mendieta