A diferença entre as semanas de moda pelo mundo.

O mês de setembro, assim como o mês de fevereiro, são marcados pelas semanas de moda mais importantes que acontecem ao redor do mundo. Neles são lançadas as principais tendências das próximas temporadas e atraem a atenção de todos os amantes de moda. As cinco cidades sedes são, por ordem de importância: Paris, Nova York, Milão, Londres, mas a ordem do cronograma é outra, vejam:

  • Já viu nosso post falando sobre a edição de setembro da Vogue e porque é a mais importante? Não? Então confere aqui!

New York Fashion Week

A semana de moda de Nova York é a que abre a temporada e foi a primeira da história, surgindo em 1943, quando a publicitária americana Eleanor Lambert quis promover um evento de uma semana dedicado a moda americana (Nessa fase, a Europa enfrentava a segunda guerra mundial, deixando Paris isolada do resto do mundo). O conceito, além de agradar os estilistas americanos, que se sentiam ofuscados pelos franceses, tornou-se um marco na indústria e deu vida as tão consagradas semanas de moda.

Hoje ela é conhecida como “Mercedes-Benz Fashion Week”, representando a semana mais comercial, onde os convidados são, em sua grande maioria, compradores de multimarcas e os próprios compradores finais, que normalmente ocupam as primeiras filas. Isso porque, as coleções ali desfiladas são as mesmas que vão ser vendidas nas lojas, além de ter o maior número de desfiles, cerca de 100.

Algumas das marcas significativas dessa semana são: Calvin Klein, Jeremy Scott, Vera Wang, Marc Jacobs, Oscar de La Renta, Michael Kors, Zac Posen.

London Fashion Week

Londres é a segunda cidade a receber o Fashion Week em todas as temporadas. Destaca-se por abrir espaço sempre para novos talentos e tem sempre um olhar bem conceitual, com peças, tecidos e modelagens exóticas, feitas diretamente para o povo e cultura local.

Uma curiosidade da semana de moda londrina é que o Conselho de Moda Britânico faz uma seleção de novos talentos inovadores e dá a eles suporte financeiro para que apresentem suas coleções em um dos dias do evento.

Alguns dos estilistas tradicionais dos desfiles são: Burberry, Barbara Casasola e Topshop Unique.

Milan Fashion Week

A semana de moda de Milão foi criada por volta de 1958, é organizada pela Câmara Nacional de Moda Italiana, representa a mais tradicional das semanas, trazendo grifes antigas e respeitadas no mercado, que apresentam em suas coleções o classicismo e peças artesanais. Nos últimos tempos, marcas de grande prestigio tem apostado em jovens estilistas a fim de trazer um ar mais jovem para as marcas e quebrar.

Dentre as marcas apresentas em Milão estão: Dolce & Gabbana, Emilio Pucci, Giorgio Armani, Moschino, Versace, Prada, Roberto Cavalli, entre outras.

Paris Fashion Week

Paris é a última das 4 grandes semanas de moda. A capital francesa que tem a moda como tradição, gera movimento não somente pelos desfiles (que não são poucos), mas também pelos eventos paralelos que são realizados entre um dia de desfile e outro. É lá que desfilam as maiores marcas como Chanel, Dior, Fendi, Hèrmes, Kenzo, Louis Vuitton, Miu Miu e Valentino.

 

Texto por Julia Mello.