Dicas para as suas Horas Complementares

Fala pessoal! Conversando com uma colega de sala que pensei em escrever uma lista de dicas para não desesperar para completar suas horas complementares, pois vai chegando o final do curso e quando você vê… E minhas horas complementares?
Vale lembrar que essas horas complementares são basicamente atividades extracurriculares que convém para o aluno criar diferentes habilidades, conhecimentos, competências e atitudes além das que são aprendidas durante as aulas da Faculdade.
No CCL (Centro de Comunicação e Letras)os alunos precisam completar 300 horas até o final do curso, sendo elas divididas em três modalidades: acadêmicas (ensino), culturais (extensão) e científicas(pesquisa). Para você que faz outro curso, não é nada tão diferente como o que falei, mas é preciso falar com seu coordenador para ver como elas são divididas.
Aqui vão algumas dicas para você, que pode estar desesperado no final do seu curso para completar suas horas, ou você que ainda está no começo do curso mas não faz ideia como e por onde começar.

1. Para começar, é bom você acessar o TIA, na opção “ativ.complementares” e verificar como elas são divididas. Você encontrará tudo o que você precisa ou pode fazer para completar suas horas.
2. As palestras
O Mackenzie oferece para os alunos palestras para todos os cursos. Ao participar, não pode esquecer de pegar o papel que são distribuídos antes ou depois, para comprovar a sua participação. Nesse papel você NÃO PODE esquecer de escrever o seu nome, o nome da palestra e a data. Depois disso é só escanear e mandar pelo seu TIA.

 

3. Suas viagens e férias
É possível, mesmo que de férias, você conseguir horas complementares. Dependendo de qual filme ou teatro você foi assistir, ou até um passeio diferente e histórico que você fizer! Mas não pode esquecer de guardar os ingressos para comprovar tudo e escanear!

 

4. Ficar antenado em tudo o que anda rolando nos corredores do seu prédio, como os processos seletivos em que o próprio Mackenzie te proporciona. Assim como na Redação Virtual, onde você passa duas horas no local onde trabalha, ganhando diferentes experiências e uma primeira relação de como é no mercado de trabalho. Além das (muuuitas) horas complementares.

 

5. Correr atrás de cursos que você gostaria de aprender melhor fora da faculdade. Existem os cursos gratúitos e cursos pagos, tudo para você também aprimorar o currículo.

 

6. No Facebook existem muitos grupos diferentes, e entre eles, alguns são voltados à alunos em busca de horas complementares. Lá é que você recebe diferentes propostas de projetos, pesquisas, trabalhos e entre outras atividades extracurriculares. Fique de olho, tem sempre algo diferente e interessante que você pode participar.

 

7. Curso de línguas estrangeiras.

 

8. Separar uma caixinha para deixar todos os seus comprovantes de horas complementares, para não ficar perdido pela sua mochila ou armário de casa.

Texto de Marina Zilioli, aluna de Publicidade e Propaganda do 6º semestre.