Dicas de Fotografia – Compressão de perspectiva

Para começar a série de Dicas de Fotografia, nada mais interessante do que apresentar o conceito de compressão de perspectiva, uma técnica que pode ajudar a criar fotos diferentes, com um olhar mais amplo!

A compressão em si é considerada por alguns como um mito, pois é uma ilusão do nosso cérebro sobre os elementos na composição, e é simples, pois pode ser feita em qualquer lente que tenha zoom. O efeito faz com que o fundo da foto, ou seja, a área que esta mais distante do seu objeto, possa ser aproximada. Além disso, faz com que alguns objetos com profundidade venham a ter sua perspectiva um tanto quanto modificada. Por exemplo:

DSC_0283
Foto em 18mm, sem o uso da compressão: note que o fundo está mais distante, e o objeto tem um formato com mais profundidade.

 

DSC_0284
Agora, com a aplicação da compressão em 55mm, o fundo se aproxima, mudando sua perspectiva, assim como o objeto, que se encontra com menos profundidade se comparado a foto anterior.

Como testar: Tire uma foto de algum objeto com o fundo distante com a menor distância focal possível na sua lente. Logo após, se afaste do objeto e utilize o zoom até a maior distância focal disponível em sua lente, sempre mantendo a mesma proporção do objeto no campo da foto, e pronto!

PS: é interessante observar como a área em foco do objeto também tem uma mudança perceptível!

Este é o primeiro post desta série, espero que gostem e utilizem essas técnicas para que possam ver o mundo de uma maneira diferente, sempre tendo disponível diversos tipos de visões e maneiras de criar fotografias incríveis.

E fiquem de olho, porque em breve teremos mais dicas de fotografia!