Dica de livro: Moda à Brasileira

Gostaria de compartilhar com vocês um dos livros mais legais sobre moda que já li: Moda à Brasileira – O guia imprescindível para os novos tempos da moda. A autora é a Alice Ferraz, empresaria de moda e criadora da plataforma de Influenciadoras Digitais de moda e lifestyle F*hits.

Esse livro é daqueles que qualquer um pode ler, no qual, com uma linguagem simples, parece que Alice está ali, pessoalmente, falando com você. Ela compartilha todos os seus aprendizados ao longo de anos de trabalho no mundo da moda e cria um guia para a mulher brasileira.

No livro, Alice quebra muitos mitos e regras sobre o mundo da moda. Para a autora, o importante é você se conhecer, saber os seus gostos, as suas inspirações e ir atrás de formar o seu próprio estilo. Ela te ajuda a entender esse processo e se conhecer. Lívia Rosa, 19 anos, aluna de jornalismo e integrante da editoria de moda da Redação, cota que o livro a ajudou a entender mais sobre o mundo da moda “Ele me trouxe novas perspectivas. Me considero um pouco leiga no assunto (apesar de me interessar bastante), então tudo o que eu leio me acrescenta algo”.

O quarto capítulo é um guia para você criar o seu próprio moodboard. Você vai entender o que é, como se faz e ainda vai ter exemplos para se inspirar. Camila Coelho, Luiza Sobral, e Sophia Alckmin são alguns dos nomes que fizeram o seu próprio mural especialmente para o livro. E você pode conferir aqui um de nossos moodboards.

O livro traz diversos assuntos relacionados ao nosso cotidiano. Temas como o armário capsula, explicações sobre tipos de tecidos e como combinar cores, fala sobre tendências da moda e como não se tornar uma fashionvictim. Há também muitas ilustrações de looks da própria Alice feitas pela ilustradora nova-iorquina Sew Sketchy. Lívia relata que essa foi a parte que mais chamou a sua atenção “Um aspecto que me chamou bastante a atenção foram as imagens e ilustrações de todo começo de capítulo (eu amei), além de todo o cuidado com a apresentação dele (é aquele tipo de livro perfeito pra utilizar como decoração)”.

Alice parece aquela amiga que você manda foto do look perguntando se está legal. De um jeito simples, ela consegue nos fazer entender muitas coisas sobre moda. A primeira frase do livro é “Moda não rima com medo” e, ao longo dos capítulos, ela nos faz acreditar nisso.

 

Texto: Karolline Alves