Dia do atletismo

No dia 09 de outubro é comemorado o dia do atletismo. Considerado o “esporte-base” por desenvolver e utilizar apenas exercícios fundamentais do homem, como correr, saltar e arremessar. É o esporte com registros mais antigos já encontrados até hoje.

Atualmente, Usain Bolt é o maior nome do atletismo. Recordista mundial nos 100m e 200m rasos, o jamaicano é o homem mais rápido do mundo e carrega com ele nove medalhas de ouro em Olimpíadas, além de onze medalhas de ouro em campeonatos mundiais. Com sua trajetória no esporte, tornou-se o maior velocista de todos os tempos.

ff_atletismo_4x100_final_00319082016

História do atletismo


Apesar de estar presente desde os primórdios da civilização, o atletismo tem sua origem em competições nos primeiros jogos olímpicos realizados em 776 a.C, na Grécia. A competição contou apenas com uma prova de corrida de 200 metros.
No Brasil a prática do esporte ganhou adeptos por volta de 1850, mas apenas em 1924 teve uma equipe em jogos olímpicos.
Em 1912 foi fundada a Associação Internacional de Federações do Atletismo (IAAF), que em 1983 organizou o primeiro Campeonato Mundial de Atletismo e foi realizado na Finlândia. A competição é realizada a cada dois anos e a última edição foi em 2015, na cidade de Pequim, China.

ff_atletismo_foto_fernando_frazao_00918082016

Conheça algumas modalidades


O atletismo conta com diversas modalidades. Entre elas estão as corridas, arremessos e saltos.
A corrida é composta por várias categorias. As provas mais populares são as de 100m com e sem barreiras, 200m, 400m com e sem barreiras, revezamento 4x100m e 4x400m, a marcha atlética e a assustadora maratona.
No arremesso existem apenas quatro provas: arremesso de dardo, disco, peso e martelo. No salto também existem quatro tipos de prova: o salto com vara, o salto triplo, salto em altura e em distância.
O decatlo é uma prova realizada apenas por homens e reúne 10 tipos de modalidades em uma prova. Já o heptlato é uma prova para mulheres, são sete modalidades reunidas em  apenas uma prova.

 

Beatriz Narita, aluna do curso de direito da Universidade Mackenzie, é velocista. Corre nos 100m, 200m, revezamento 1x400m e salta em distância. Ela participa de competições da colônia japonesa e representa a faculdade nos Jogos Jurídicos e no Torneio Universitário de Atletismo. “No Jurídicos, como tem rivalidade grande contra a PUC e SANFRAN, acho que é mais emocionante”, revelou a estudante.
Para ela, representar o Mackenzie no atletismo é indescritível, ainda contou que começou a praticar o esporte quando entrou na faculdade e logo se apaixonou por ele.

Parabéns, atletas! Esse dia é de vocês!