Desenhos com a utilização do carvão

Carvão- algo marcante nos desenhos realistas

Materiais e táticas utilizados nos desenhos

Você sabia que o carvão, aquele objeto na sua casa que você nem dá muita importância, pode servir como um elemento para gerar desenhos incríveis? Pois é, ele é um dos materiais mais antigos usados pelo ser humano para fazer arte e também dos mais simples em ser produzidos, no caso, carbonização de paus de madeira.

Marca com facilidade a folha; facilita o cobrimento de grandes superfícies com sombra, a qual age com fluidez; e é importante na definição dos detalhes e nos traços marcantes do desenho.

Esse material pode ser utilizado em:

Aspecto original: Forma e estado original dos galhos, que podem ser afiados com um estilete e ser usado diretamente no desenho ou também servem para geram sombras mais esfumadas com seu pó.Este aspecto é muito útil para fazer desenhos mais soltos, amplos e expressivos e é mais fácil de ser removido com a borracha, em vista que a sua resistência não é alta.

Barras de carvão: consiste na mistura de pó de carvão com aglutinantes, em certos casos misturados com argila. Pode vir como uma vara redonda, uma vara quadrada, ou em formato de lápis.Este tipo de barra é mais resistente e estável que o “carvão natural” e a sua intensidade e fluidez é semelhante aos lápis a pastel.

Lápis grafite: é uma barra fina de carvão comprimido protegido por um envoltório de madeira em forma de lápis. Existem numa gama que vai do 6B até o 2H.

 

Estes tipos de materiais podem ser utilizados individualmente ou em combinação, desta maneira dando aos desenhos efeitos bem legais.

 

E para exemplificação do tema, os elementos utilizados nesses desenhos foram:

 Desenho autoria: Bettina Mendieta (aluna FAU- Mackenzie)

    

Uma trouxinha com o pó do carvão dentro, para ajudar a fazer o sombreamento.

             

Lápis de carvão, que variam entre mais macios e mais rígidos; e borracha limpa tipo.

 

 Autoria do desenho: Guto Vaccari (aluno FAU- Mackenzie)

                

Carvão em barras e borracha limpa tipo.

 

 Autoria do desenho: Bettina Mendieta (aluna FAU-Mackenzie)

 

   

Referências utilizadas:

http://desenhetudo.blogspot.com.br/2015/09/como-desenhar-como-carvao-vegetal.html

Instagram Luiz Vilarinho:

https://www.instagram.com/luizvilarinho/?hl=pt-br

 

Texto por: Bettina Mendieta