Um destino chamado Escócia

Olá Mackenzistas! A Editoria Internacional escolheu como destino de hoje, a Escócia.

Escócia, é um dos países do Reino Unido, fazendo divisa com a Inglaterra, sua capital é Edimburgo, língua oficial gaélico escocês e o inglês, e sua moeda é a libra esterlina. Um país encantador, cheio de paisagens naturais, rico em história e cultura, se esses três requisitos te atraem, é o lugar certo para você conhecer!

História

A história da Escócia começou com a ocupação do centro e do sul da Grã-Bretanha pelo Império Romano. Quando Kenneth I se tornou rei das tribos dos pictos e das tribos dos escotos, foi fundado o Reino da Escócia, em 843 e continuou a existir até 1707. A Escócia posteriormente entrou em uma união política com a Inglaterra em 1 de maio de 1707 para criar o novo Reino Unido da Grã-Bretanha. O país encontra-se entre o Oceano Atlântico e o Mar do Norte, possuindo diversos arquipélagos, entre os mais famosos estão Shetland, Órcades e Hébridas.

Uma disputa pelo trono permitiu que Eduardo I da Inglaterra tentasse coroar um fantoche seu como rei da Escócia. A resistência escocesa, liderada por William Wallace e Andrew Moray e, mais tarde, por Robert Bruce, fez com que este fosse coroado rei da Escócia em março de 1306 e saísse vitorioso na batalha de Bannockburn, contra os ingleses, em 1314.

Houve uma Segunda Guerra de Independência Escocesa, a qual eclodiu no período 1332 a 1357, quando Eduardo Balliol tentou tomar o poder com o apoio da monarquia inglesa. O quadro político escocês só voltou a estabilizar-se com a emergente Casa de Stuart em 1370. Após o Iluminismo escocês e à Revolução Industrial, a Escócia tornou-se uma das potências comerciais, intelectuais e industriais da Europa.

As cidades escocesas preservam a arquitetura de tempos passados. Pelo país estão espalhados monumentos, ruínas, construções históricas, palácios, castelos, fortes, pinturas, estruturas deixadas pelos povos mais antigos, para todos os gostos.

Economia

A economia Escocesa, é direcionada ao setor de serviços, principalmente das áreas agrícolas, e têxtil. A capital, Edimburgo é um dos principais centros financeiros da Europa, Um setor notável, é o de bebidas, já que é considerado o país do Whisky.

Pontos Turísticos

Mausoléu Hamilton, em South Lanarkshire, é conhecido por ser o lugar com a capacidade de produzir o maior eco do mundo com duração de até 15 segundos.

Um dos mais importantes castelos da Escócia, é o castelo de Edimburgo, uma antiga fortaleza, onde está localizado as jóias da coroa Escocesa: a Coroa, a Espada, e o Ceptro.

                                                                 

O Palácio de Holyroodhouse, ou Palácio de Holyrood, é um palácio fundado inicialmente, como um mosteiro, por David I da Escócia, em 1128. Serviu como principal residência dos reis e das rainhas da Escócia desde o século XV. No interior do complexo do palácio, está localizado a Galeria da Rainha, uma galeria de arte inaugurada em 2002 para exibição de peças da coleção real.

Não podia faltar o tão famoso Lago Ness, localizado em Highland, possui 37 km de comprimento, e uma profundidade máxima de 226 metros, é o lago onde habita uma criatura lendária, conhecida como o Monstro de Loch Ness, ou Nessie. Há tambem as lindas e inspiradoras Montanhas de Cairngorm.

                                                              

Cultura

Desde tempos antigos são mantidos as tradições dos ceilidhs, a literatura, a mitologia, e as festas. O país é palco de festivais culturais renomados, como o Festival de Edimburgo e o Up Helly-Aa. A Escócia é cenário ou parte importante da história de vários filmes.

A cultura escocesa foi muito influenciada pelos nórdicos, primeiro conquistando muitas ilhas pequenas no século XI e depois se apossando a principal ilha britânica. Ao contrário do que muitos pensam, os vikings valorizavam a vida familiar, levando consigo toda sua família para os territórios conquistados. Quando se tratava da Escócia, os Vikings tinham um cuidado especial, há relatos de 1200 que descreviam o país como um lugar sombrio e perigoso com moradores violentos, os famosos guerreiros sanguinários e agressivos da história não chegavam nem a saquear a população local.

Curiosidades

Acredite ou não, mas o animal que representa a Escócia é o Unicórnio!

O Whisky, foi inventado na China, depois começou a ser destilado por monges irlandeses no século XV e somente cem anos depois chegou à Escócia.

A bandeira escocesa é uma representação da cruz de St. Andrews, o padroeiro do país.

A região Escocesa possui a maior proporção de pessoas ruivas no mundo, estima-se que 13% de todos os moradores do país são ruivos e 40% carreguem o gene recessivo.

A maior biblioteca pública da Europa fica em Glasgow, a Mitchell Library.

O zoológico de Edimburgo é famoso por promover um desfile de pinguins diariamente.

 

Confira também: Trajetória do Cinema de Animação

Nataly Yumi Arakaki
Paranaense, porém paulistana de coração. Amante de livros. Comércio exterior. Apaixonada pelo mundo, e fanática por café.