Comidas e bebidas
Uma comida tipicamente chilena é a “empanada com vinho tinto”. É muito comum comer coisas proveniente do mar, como lagostas, peixes, etc.
A bebida mais desejada pelos chilenos é o “Pisco Sour” preparado com suco de limão, açúcar, clara de ovo e pisco.
Música e danças
As diversas tribos que que povoam o Chile possuem cultura musical variada, com bastante instrumentos. Na maioria das vezes se caracteriza pelo mesmo tom, mais triste do que alegre com uso de instrumentos bélicos, fúnebres e solenes.
Com a chegada dos espanhóis, as guerras começam e as manifestações musicais diminuem, limitando-se a toques bélicos e às canções tradicionais da Espanha.
A Espanha tem forte poder na influência cultura do Chile, que se evidencia nas práticas religiosas e especialmente na dança.
Festas
As mais tradicionais são as Festas Pátrias, que sempre nos dias 18 e 19 de setembro, quando se comemora a Primeira Junta de Governo de 1810. O período de independência inicia-se no Chile em 1810 com a formação da Primeira Junta de Governo e termina em 1824, prologando-se até 1826 com a expulsão definitiva dos espanhóis. Você poderá desfrutar das comidas típicas, das empanadas, da chicha e do vinho tinto, assim como dançar muito. Durante a festa também se penduram bandeiras e elevam-se papagaios.
Pontos turísticos
- Deserto do Atacama
Localizado no Norte do Chile é o deserto mais alto e mais árido do mundo. Em algumas localidades não chove há 400 anos e o índice pluviométrico anual é 0,1 mm. O Atacama é 250 vezes mais seco que o deserto do Saara. Apesar do clima inóspito o Atacama com planícies ultrapassa os 4.000 metros e montanhas de mais de 6.000 metros é um lugar de incríveis maravilhas naturais e espetaculares formações geológicas. San Pedro do Atacama é a cidade que concentra os principais meios de hospedagem e serviços turísticos locais. Os principais atrativos da região são: Salar de Atacama, Salar de Tara, Lagunas Altiplânicas, Vale da Morte, Vale da Lua e Geisers del Tatio.
- Capillas de Marmol (Capelas de Mármore)
Localizadas nas margens do Lago General Carrera bem ao sul do Chile. Ao longo dos anos, as águas do lago desgastaram as formações rochosas, criando essas estruturas que, quando o lago se encontra em um nível baixo, podem ter seu interior percorrido por pequenas embarcações.
Datas comemorativas
21 de maio: Dia das Glórias Navais
29 de junho: São Pedro e São Paulo
16 de julho: Dia da Virgem de Carmo
15 de agosto: Assunção da Virgem
18 de setembro: Primeira Junta Nacional do Governo
19 de setembro: Dias das Glórias do Exército
Referência
http://os-chilenos.blogspot.com.br/p/cultura.html
http://www.resumosetrabalhos.com.br/historia-de-chile-1810-1814.html
http://chile.travel/pt-br/o-que-fazer/cultura-e-patrimonio/tradicoes-e-costumes-no-chile/

“Quando chegar a hora, é preciso saltar sem hesitar”