Crueldade em forma de chaveiros

O uso de pelos exagerados nos looks está super em alta! Uma tendência que vem ganhando cada vez mais força é a dos Furry Bag Charms, que são chaveiros com pompons feitos para decorar sua bolsa. Essa onda foi lançada pela grife italiana Fendi ao criar os “mini monstrinhos peludos” com o objetivo de divertir e chamar atenção para sua bolsa. A marca também possuí os pompons simples chamados “Karlito”, sendo inspirados no estilista Karl Lagerfeld. Os chaveiros são produzidos em diferentes modelos e cores e cada monstrinho vêm com seu próprio nome.

Além dos preços elevados (custando entre U$700 e U$2000) é preciso ressaltar um grande problema nesse produto: os pompons são feitos com pele de animais de verdade. O que no mundo atual que passa por um período de conscientização com vários movimentos protegendo os animais principalmente em relação a alimentação, moda e meio ambiente é inaceitável.

Paula Nunes, 21, estudante de jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, apaixonada por moda e vegetariana conta o porquê da exploração dos animais na moda. “São poucas as marcas high fashion que não derivam seus produtos de animais. No início da moda quem era nobre era obrigado a usar roupas com peles de animais, demonstrava elegância e principalmente era sinônimo de poder.” A estudante faz questão de deixar sua posição em relação a isso bem clara “O uso da pele dos animais é desprezível, tortura que ninguém no mundo merece e infelizmente a moda é uma grande contribuidora disso”.

Triste é ver que muitas famosas não dão a mínima para o fato de estar consumindo uma crueldade em forma de chaveiro, dentre elas estão: Cara Delevigne, Kate Moss e Kylie Jenner.

Para quem se interessou pelo produto e também é contra o uso de animais na moda, não precisa ficar triste, outras marcas já criaram suas inspirações. A marca brasileira Birô, por exemplo, lançou sua coleção com preços acessíveis (R$40,00). A marca ASOS também já tem o produto disponível nas lojas online. Paula não concorda com a compra de cópias,“Imitações também tem seus problemas, muitas vezes são fabricadas através de mão-de-obra escrava. Mas, cada um faz o que quer, vai de cada consciência”.

E aí, vale a pena investir nessa moda?

 

Texto por Natália Lucchesi

Sagitariana que sou, só saio de casa se for para causar! Escrever é uma das minhas paixões, que disputa o primeiro lugar com moda, memes e comida.
  • Paula Nunes

    Muito legal!!! ❤️

    • Natália Croccia Lucchesi

      vilã vc hein?