CouchSurfing – Uma modalidade de hospedagem gratuita pelo mundo

couch1Dentre as formas de hospedagem existentes surge uma que se destaca pela economia, o CouchSurfing, que consiste em uma maneira diferente de estalagem gratuita no sofá das pessoas ao redor do mundo. O próprio nome, “CouchSurfing” é auto-explicativo e em seu sentido literal se refere a surfar em sofás, fazendo alusão ao ato de viajar e dormir em vários deles em diversos países. É uma experiência inusitada, a qual permite contato com um nativo de uma cultura diferente e o exercício de algo que vem se perdendo atualmente: a solidariedade e a confiança.

Para viver essa experiência basta baixar o aplicativo CouchSurfing disponível para Android e Apple, se cadastrar via e-mail ou Facebook e preencher as especificações de idade, sexo e nacionalidade no filtro e a partir de então lhe será mostrado os surfers disponíveis de acordo com as suas exigências.

A segurança é trabalhada pelo serviço através do cadastramento detalhado e da verificação da identidade de seus membros via cartão de crédito e da verificação pessoal, além de apresentar um sistema de referências, no qual o surfer e quem hospeda trocam recomendações e comentários, afim de informar o público.  Basta uma breve pesquisa na Internet para encontrar dezenas de relatos e avaliações positivas que retratam histórias de amizade duradouras e, inclusive, de surfers que depois retribuíram a hospedagem em seu país natal.

couch-surfing

Para aqueles que ficaram curiosos, vale a pena se inteirar sobre os encontros envolvendo CouchSurfing aqui em São Paulo, o que pode ser uma grande oportunidade para esclarecer dúvidas, ouvir experiências, conhecer estrangeiros e exercitar um outro idioma – principalmente para quem quer treinar o inglês e conhecer uma nova cultura, mas não tem a disponibilidade de viajar no momento. Eventos desse tipo são recorrentes e podem ser conferidos através do próprio aplicativo e de alertas que são enviados para o seu e-mail após o cadastramento. E ainda que não haja interesse em hospedar, mas vontade de conhecer pessoas e praticar o inglês, o aplicativo pode ser interessante visto que é possível realizar passeios com surfers que procuram companhia para realizar atividades no local que acabaram de chegar.

Então fica aí uma super dica da Internacional! Aproveitem! 😉