Corinthians é Tri-campeão Paulista

Corinthians e São Paulo fizeram neste domingo (21) a tão esperada final do campeonato paulista em Itaquera, na casa do time alvi-negro.

No primeiro tempo do jogo o Corinthians surpreendeu os críticos do modo defensivo que o time vinha fazendo nas últimas partidas. Fábio Carille conseguiu efetuar a proposta que tinha de mandar o time para o ataque, ficar mais com a bola, valorizar os passes no meio de campo e nas jogadas de laterais. Isso se deve bastante a qualidade do volante Ralf, do meio-campista Sornoza e o lateral-esquerdo Danilo Avelar, que fizeram uma primeira etapa excelente e o último sendo premiado com um gol de cabeça após um vacilo da zaga são-paulina aos 30 minutos de bola rolando. Pedrinho e Gustagol, que talvez seriam as maiores esperanças da parte ofensiva, ficaram abaixo da média.

Por outro lado, o primeiro tempo do tricolor paulista foi tímido, sem muitas chances para chegar até o gol corintiano. O destaque fica para Antony que vem de partidas com grandes atuações sendo até o protagonista de algumas delas com apenas 19 anos de idade. Aos 43 minutos, após um contra-ataque rápido, em uma jogada individual, o garoto chutou forte de fora da área buscando o canto esquerdo de Cássio, sem chances para o goleiro. Everton, Reinaldo e Arboleda saíram para o segundo-tempo com pouco futebol apresentado, fato que não vem apenas dessa partida.

O segundo-tempo foi bem abaixo tecnicamente do primeiro, o jogo esfriou, os dois times pareciam estar com medo de atacar, valorizavam passes sem efetividade alguma e pouco se viu os goleiros trabalharem. Corinthians e São Paulo estavam apenas esperando o tempo passar para tentarem a sorte na cobrança de pênaltis em Itaquera. Porém, aos 43 minutos da ultima etapa, Sornoza que vinha com uma grande atuação no meio-campo, lançou a bola para Vagner Love, que tinha entrado há poucos minutos, e guardou seu gol com uma batida de primeira no canto de Volpi, gol de centro-avante e de quem entende da pequena área. Depois disso, o São Paulo não teve forças para uma reação e o jogo acabou com o time alvi-negro conquistando seu tri-campeonato e as três vezes com o comando de Fábio Carille que admitiu ter sido o ano que o time “menos mereceu”.

O Corinthians soma um total de 30 títulos, já o São Paulo que não ganha o campeonato há 14 anos, soma um total de 21 títulos.

Para o estudante de Jornalismo do terceiro semestre da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Lucas Vianna, quando perguntado sobre o que faltou para o São Paulo levar a taça, comentou que o time tricolor-paulista pecou em não abrir a vantagem dentro de casa e que a falta de Pablo e Lizierio comprometeram ainda mais o time.

TEXTO POR PEDRO CARRIJO