Consciência negra: Blogueiros

Dia 20 de Novembro é conhecido, no Brasil, como Dia da Consciência Negra. Essa data foi escolhida por remeter à resistência do negro durante a escravidão e tantas outras épocas em que esse povo não teve devida representatividade na cultura do nosso país. Não por acaso, também é o dia em que Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, morreu em 1695. Ele virou símbolo da luta pois foi um personagem que combateu até a morte, defendendo seu povo e comunidade.

A cultura e o povo africano têm muita importância na história brasileira. Vivemos em uma época na qual as pessoas se mostram mais interessadas em entender o assunto e discutir sobre o mesmo. A Editoria de Moda decidiu fazer uma série de posts, durante essa semana, sobre os negros que vêm quebrando barreiras no universo fashionista.

  • Blogueiros Negros

Em tempo de redes sociais bombando, a presença de digital influencers é enorme. Eles estão cobrindo eventos, dando dicas de moda e beleza, lançando tendências, e tudo isso com uma linguagem simples e fácil de entender.

Esse meio ainda peca em não atender à diversidade que temos no mundo, e os negros são minoria na internet. Um dos pontos mais atrativos do cenário fashion são os estilos múltiplos, o importante é ter gente de todas as raças e culturas, sem preconceitos.

A seguir você confere alguns blogueiros que arrasam na produção de looks, maquiagem e penteados que valorizam sua genética. Graças às redes sociais, elas têm espalhado empoderamento para as mulheres através da moda.

maga-moura

Baiana que vive em SP, Magá é autêntica e fã de excentricidades.

luiza-brasil

Luiza é fã de Constanza Pascolato e tem em seu blog várias referências à cultura afro na moda.

gabi-fresh

Gabi é divertida e inusitada em seus looks plus size.

rayza-nicacio

Defensora dos cabelos crespos e cacheados, Rayza valoriza o estilo de cada mulher através da moda.

tk-e-cipirana

As gêmeas que se tornaram ícone do mundo da moda, sabem combinar looks arrasadores aos cabelos crespos estilosos. Enquanto Cipriana é dona do blog Urban Bush Babes, Tk se encaixa no mundo da música.

oubp

O mundo da moda não é só para mulheres. Jota dá dicas sobre moda e estilo que valorizem seu black power.  

Essa semana ainda teremos no Mackenzie um evento com o tema “África: Novos Olhares”. Palestras sobre como o continente e seu povo são retratados na mídia serão ministradas por especialistas do coletivo AfroMack, por profissionais e professores. Vale a pena conferir!! Dia 17 de Novembro, no auditório Reverendo Wilson (11º andar).

 

Texto de Isabella Massoud.