Coreia do Sul: E suas curiosidades

 

Boa tarde Mackenzistas! Hoje a Editoria Internacional irá mostrar um pouco sobre como é a Coreia do Sul. Venha conferir!

Coreia do Sul, oficialmente República da Coreia, localizada na Ásia Oriental, sua capital e maior cidade é Seul, considerada também a segunda área metropolitana mais populosa do mundo, atrás apenas de Tóquio, Japão.

Hoje é a décima terceira maior economia do mundo, e um dos países altamente desenvolvidos tecnologicamente, a moeda local é Won, e seu idioma oficial: Coreano.

Cultura

Assim como a maioria dos países asiáticos, a cultura coreana foi tradicionalmente influenciada pela chinesa, logo desenvolvendo traços únicos em sua identidade cultural.
Expressam a sua cultura, em novas formas como telenovelas, músicas, e o cinema, este fenômeno é chamado de Hallyu, e tem se expandido pelo mundo todo, principalmente em países asiáticos.


A culinária coreana se baseia em arroz, talharins, tofus, verduras, peixes e carnes. Possuem vários acompanhamentos, chamados de banchan.
O chá é uma parte importante da gastronomia nacional, que são produzidos com cereais, ervas medicinais, sementes e frutos. A bebida alcóolica é feita a partir dos cereais desde antes do século IV, um dos destilados mais famosos da cultura é o Soju (licor destilado), e o takju (não refinado).

Educação

A educação sul-coreana é considerada uma das melhores do mundo, o governo investe cerca de corresponde a 4,2% do PIB.
O país desenvolveu os primeiros livros didáticos digitais do mundo, e o ano escolar é divido em dois semestres, começando em março e terminando em julho, enquanto que o segundo semestre inicia no final de agosto e acaba em fevereiro.

Transporte

A rede de transportes coreana conta com trens de alta velocidade, autoestradas, rotas de ônibus, balsas e rotas aeronáuticas que cruzam todo o território nacional. O maior aeroporto do país, construído em 2001, localizado em Incheon, foi selecionado entre os anos de 2005 e 2009, o melhor do mundo.

Principais pontos turísticos: Gyeongbokgung, Hallasan National Park, e Memorial de Guerra da Coreia

Curiosidades:

– A Coréia do sul, é o centro de cirurgia plástica do mundo, cerca de uma entre cinco mulheres já realizarem este tipo de cirurgia.
– É considerado normal os homens usarem maquiagem, cerca de 20% assumem abertamente utilizar cosméticos.
– O país é dono da internet wi-fi mais rápida do mundo!
– Alguns dos maiores shoppings do mundo estão localizados na Coréia do Sul, e costumam fechar às 4 da manhã.

 

 

Fotos por: Eric Yuiti Ito Nissi

Nataly Yumi Arakaki
Paranaense, porém paulistana de coração. Amante de livros. Comércio exterior. Apaixonada pelo mundo, e fanática por café.