Conheça a moda em outros países: Rússia e Japão

Este ano acontecerá a 21° edição do maior campeonato de futebol mundial. O evento começa na quinta-feira, 14 de Junho, e encerra em Julho. Entrando no clima do evento a editoria de Moda trouxe para vocês um post contando especificamente sobre as características do estilo de alguns países participantes. Os escolhidos de hoje são Rússia e Japão.

 

Rússia

Não poderia começar esse post sem falar do país anfitrião desse ano né? E a Rússia tem muita história pra contar…A Primeira Guerra Mundial afetou também (e muito!) na moda russa. Nessa época a ideia de de “mulher- flor” era predominante, o tipo de mulher frágil e delicada – O espartilho criava um efeito de ampulheta ao corpo feminino e usava-se roupas em tons pastéis com bordados elegantes- Após a Guerra as roupas ganharam um quê de “exóticas” e a Rússia passou a lançar tendências no mercado europeu.

 

Depois dessa grande transformação as roupas das mulheres começam a se assemelhar a uniformes militares. As saias ficam ainda mais curtas, os chapéus mais discretos, os espartilhos são abandonados e o cabelo é usado cada vez mais curto.

Vestir-se bem é muito importante para os russos. Eles acreditam que a roupa dá a primeira impressão sobre um estranho, indica seu status social e até suas condições emocionais e psicológicas.

Curiosidades da moda russa:

Na Rússia usar salto alto talvez não seja o ideal em algumas ocasiões, vestidos longos também não são comuns por não serem nada práticos no inverno ou outono. Uma coisa que não pode faltar no guarda roupa de um russo: Bota, elas são ótimas aliadas no frio russo. Sandálias e chinelos são considerados demonstração de mau gosto em alguns lugares na Rússia (E não farão falta já que o período de verão é curto), pode-se substitui-los por sapatilhas ou mocassins. Um chapéu é essencial para se proteger do fio, se você for para a Rússia provavelmente precisará de um. Botas Ugg são usadas somente no inverno, caso contrário você provavelmente receberá olhares estranhos.

Na tradição russa homens que trabalham em empresa podem usar calças jeans apenas às sextas- feiras. A ideia de usar as roupas adequadas em determinadas situações é levada ao pé da letra, no trabalho deve-se

vestir social dos pés à cabeça, na academia roupas de ginástica são aceitas. Não é permitido ir trabalhar com um tênis esportivo, por isso é essencial saber unir o elegante e o confortável.

Dentre as estilistas russas mais conhecidos está a jovem Vika Gazínskaia, conhecida por apresentar trajes de cortes complexos e conceituais com um toque de humor. Muitos famosos usam suas criações, dentre eles está a blogueira russa Miroslava Duma.

Algumas peças tradicionalmente russas são:

 

Japão

O Japão agrega em sua cultura diversos estilos diferentes, é conhecido por sua grande liberdade de expressão no quesito estilo. Na transição do século XX para o XXI os jovens japoneses foram muito influenciados pela internet, televisão, quadrinhos e videogames. Os japoneses trouxeram essas influências para o mundo real na forma como se vestem. Atualmente muito do que se usa no Japão tem se transformado em tendência global.

Um dos estilos mais conhecidos é o estilo Lolita, estilo inspirado na cultura “fofa” e em períodos antigos. Usam vestidos coloridos e com babados, as tradicionais sombrinhas, luvas, meias longas e sapatos geralmente no estilo boneca. Esse estilo tem diversos segmentos como: Gothic Lolita, Sweet Lolita, Punk Lolita, Classic Lolita, etc.

Hoje em dia dificilmente alguém vai estar vestindo um quimono na rua, geralmente são utilizados em cerimônias e eventos como hatsumode, isso se deve à falta de praticidade da peça.  Podemos dizer que a moda japonesa é extremamente diversificada e ousada, um lugar onde as pessoas se vestem sem medo de atrair olhares curiosos.

 

Algumas ideias atualmente adotadas na moda japonesa são o Osoroi (ato de usar roupas iguais ou combinadas), o Ganguro (consiste em ter um rosto extremamente bronzeado), Cabelos Niponicos (cabelos coloridos com penteados exóticos) e Decora Style (consiste em uma decoração exagerada usando meias coloridas, diversas presilhas, adesivos de corpo, etc), e até homens estão usando saia, moderno né?

Naomi Watanabe é conhecida como a “Beyoncé do Japão”, ela é comediante, modelo e designer de moda, atualmente ela tem mais de 7 milhões de seguidores no Instagram. Conhecida por sua simpatia e escolhas exóticas nos looks representa as mulheres Plus Size com sua própria grife PUNYUS.

Algumas tendências tradicionalmente japonesas são: Sapatos/ sandálias plataforma, sobreposições de vestidos e saias com calças, kimono, geta e hashi para cabelos.

 

Se você gostou de saber mais sobre as diferentes culturas da moda não deixe de ler nosso post sobre As tendências mais diferentes do mundo da moda.

Natália Croccia Lucchesi

Gosto de como a moda é pessoal, cada um tem e segue a sua! Amoooo gente que ousa e não tá nem aí pro que os outros pensam.