Comunidade de Internacionalistas

A Comunidade de Internacionalistas é uma plataforma voluntária, apartidária e areligiosa que reúne e integra estudantes de Relações Internacionais de todas as instituições de ensino superior do Brasil. Tem, por enquanto, como meio principal o Facebook, que é proposital para democratizar o acesso às informações a respeito de RI. Inicialmente foi criada com um foco nos internacionalistas, porém, à medida que foi crescendo, foi se ampliando para áreas acadêmicas relacionadas, como Antropologia, Direito, Ciências Políticas, História, e mais para frente foi se abrindo para o Jornalismo também. Recentemente a Comunidade de Internacionalistas tem englobado gradativamente o grande público. O grupo tem como proposta o aprimoramento do senso crítico das pessoas que participem da plataforma, independente de serem internacionalistas ou não. Devido a essa interessante proposta foi se desenvolvendo e hoje consta com mais de 17 mil membros no fórum, com trabalhos diretos e indiretos que atingiram mais de um milhão de pessoas acessadas.

O fórum da Comunidade conta com diversos tipos de profissionais, tais como professores acadêmicos de RI e de outras áreas, pesquisadores, diplomatas, funcionários da ONU, pessoas ligadas à Conectas (Direitos Humanos) e Cruz Vermelha, apenas para citar duas entidades sem fins lucrativos reconhecidas em suas áreas de atuação, e algumas figuras conhecidas, como Otaviano Canuto (diretor do FMI), Gabriel Priolli (ex-diretor da TV Cultura) e Reginaldo Nasser (um dos fundadores da Associação Brasileira de Relações Internacionais).

Além de brasileiros, o grupo conta com participantes de várias partes do mundo, como da Europa, Canadá, Portugal, África, entre outros países. Com isso, e em respeito aos falantes destas outras línguas, está sendo gerado um núcleo de idiomas para facilitar a comunicação. A princípio serão adicionados os idiomas diplomáticos, como o francês, inglês, espanhol.

O grupo é importante para estudantes universitários, pois é um criador de networking com muita qualidade, divulga projetos que se adequem à proposta da plataforma e proporciona atividades para áreas específicas, sejam relacionadas a RI, Comunicação (Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Letras), Design, entre outras, que podem ser colocadas no currículo.

Para participar da Comunidade, pegar mais informações sobre a mesma e sobre as atividades disponibilizadas, basta acessar a página do Facebook e enviar uma solicitação para o e-mail: comunidadeinforma@gmail.com.

link da comunidade: http://on.fb.me/1PZ9Jip

Criador e responsável: Alan Moraes.

Colaboradores voluntários: Bruno Stival, Fernanda Pulcineli, Deninson Aguirre, Julia Molino, Thaynã Menezes, Bruno Nascimento, Lucas Otesbelgue, Rodrigo Chiarini, Nuno Alves, Werner Anobile, Uill Alves, Mariana Brockes, Priscila Guedes, Henrique Melo, Gustavo Rufo, Daniel Gonçalves, Fernanda Perez, Larissa Quinelli, Silvio Augusto, Bruno Grion, Guilherme Frossard e Alexsandro de Lima.