Comportamentos ao redor do mundo

 

Olá Mackenzistas! Como estão? O post de hoje é sobre comportamentos ao redor do mundo, venha conferir!

Existem diversos costumes e comportamentos pelo mundo, e suas peculiaridades. A Editoria Internacional selecionou alguns deles em determinadas regiões, que podem te ajudar a evitar situações constrangedoras, e claro demonstrar respeito diante aos costumes e culturas.

  • Europa

Na Itália, palitar os dentes significa que está satisfeito com a refeição, já na França e em muitos outros países é um ato de extrema grosseria.  Nunca recuse uma bebida na Irlanda, é um gesto rude, assim como na Rússia, negar um cálice de vodka é imperdoável.

 

Na Suécia, deve-se esperar que seu anfitrião ou pessoas de posição hierárquica superior tome a iniciativa na hora de brindar, pois é um costume um pouco mais formal. Não beba antes que seu anfitrião diga ‘Skoal’ .

Reino Unido, país da rainha, é aconselhável chamar a pessoa pelo sobrenome caso não tenha intimidade, ou acabou de conhecê-la. Em sua maior parte, os europeus detestam atrasos, mesmo que seja 5 minutinhos, além de falar alto, e jogar detritos no chão.

 

 

 

  • Ásia

Japão, país conservador e rico em cultura, é aconselhável nunca dar um relógio de presente, é simbolo da morte para os japoneses, sempre tire os sapatos antes de entrar em casas, e evite contato físico demais. Já na China, assoar o nariz na rua ou cuspir no chão são sinais de higiene, devido ao fato de estar retirando impurezas de seu corpo, pechinchar nos comércios de rua em Hong Kong, é normal, mas não faça isso em shoppings, é considerada uma ofensa.

Evite conversar com as mãos no bolso, ou para trás com um sul-coreano, seria uma grosseria.

Encarar as pessoas na rua é uma forma de humilhação na Índia, na hora de comer utilizam a mão direita, enquanto que a mão esquerda é utilizada para os afazeres domésticos/limpeza.

Na Tailândia, normalmente realizam perguntas, que para os brasileiros, é invasiva, não se ofenda! Para eles, é sinal de interesse em te conhecer melhor.

Na Ásia, deve-se visitar os templos religiosos, vestindo calças, e blusas com manga comprida.

  • Oriente Médio

Durante o período do Ramadã, é proibido comer ou beber em público, desde o raiar até o pôr do sol, isto vale igualmente para turistas, e é aplicada uma multa por desacato a ordem de até R$ 250,00. Homens andando de mãos dadas é comum, significa amizade e demonstração de respeito entre ambos!

Assim, como na Índia, a mão esquerda é considerada para higiene, sendo assim “impura”, não ofereça ou pegue cartões de visitas/documentos com esta mão. É extrema falta de educação apontar com o dedo, em caso de indicações, sempre utilize a mão inteira.

Na Arábia Saudita arrotar após as refeições é sinal de boa educação e satisfação pela comida.

Em países muçulmanos, o ideal é manter uma distância entre o sexo oposto, e nos transportes públicos, ambos não sentam-se um ao lado do outro.

  • África

A África é o terceiro maior continente, apresentando grande diversidade étnica e cultural.

No jantar, o convidado deve pedir a comida, e é impróprio recusá-la na Zâmbia.  Na tribo Me’en, localizado na Etiópia, o padrão de beleza é a barriga saliente, eles admiram e possuem como herói, o homem mais barrigudo.

  • América

É muito visto a expressão “Ok” com os dedos, na América, mas o mesmo significa dinheiro para os japoneses, zero na França, e gesto ofensivo na Grécia.  Nos Estados Unidos, tapinha nas costas durante um cumprimento é falta de educação.

No Peru, levantar as sobrancelhas é sinal de “dinheiro”.

Já no Haiti, às 8:00 e às 18:00, é tocado uma corneta e hasteado a bandeira do país, deve-se parar tudo o que estiver fazendo, e ficar de pé como demonstração de respeito.

 

Vocês sabiam de todos estes comportamentos? Caso conheçam alguns não citados, conte para nós!