Como Tirar o Visto Americano

18

Para aqueles que pretendem fazer intercâmbio ou visitar os Estados Unidos, aqui está um resumo de como tirar seu visto!

Formulário

O primeiro passo para tirar o visto é preencher o formulário de solicitação, o chamado DS-160. O formulário esta disponível nesse link ( https://ceac.state.gov/genniv/ ) e as perguntas são todas em inglês mas ao posicionar o mouse sobre o texto aparece a versão traduzida. Você pode salvar as informações e terminar de preencher em outro momento (já que o questionário é bem longo)

Documentos e informações necessárias

  • Passaporte atual, com validade mínima de um ano
  • Passaporte anterior vencido (caso tenha)
  • Confirmação de preenchimento do formulário online DS-160 que vai ser enviado ao seu e-mail (deverá sem impresso colorido)
  • Recibo original do pagamento da taxa do visto (não aceitos cópias, nem mesmo autenticadas.)
  • Comprovante de agendamento da entrevista que será enviado ao seu e-mail (também deve estar colorido)
  • Caso seja para estudo, apresentar matrícula na instituição de ensino
  • Caso seja para trabalho, apresentar carta convite da empresa

Agendamento da entrevista

Pode ser feito pelo próprio site ou pelo Call Center, podendo marcar entrevista para até dez membros de cada família (mas cada membro deve ter preenchido o seu próprio DS-160)

Pagamento da taxa

É necessário pagar a taxa do visto (MRV) no valor de mais ou menos 160 dólares para o visto de turismo. Pode ser pago com cartão de crédito ou boleto bancário.  Não esqueça de guardar o recibo de pagamento para programar o agendamento

Impressões digitais e fotografias

É preciso agendar a visita ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) na semana anterior à entrevista. Não esqueça de levar o recibo de pagamento da taxa MRV, o passaporte e a confirmação do formulário DS-160.

Entrevista

Nesse dia, leve todos os documentos necessários e documentos que mostrem as condições financeiras para custear a viagem e retornar ao Brasil, evidenciando vínculos com o país (exemplo: carteira de trabalho, declaração de imposto de renda podem ajudar).  É proibida a entrada com bolsas, celulares ou aparelhos eletrônicos.

Entrega

Pode ser entregue no endereço residencial ou comercial, o passaporte com visto terá validade de 10 anos.

Após isso, é só aproveitar a viagem!