Como fiz acontecer a palestra de jornalismo de moda

A palestra sobre jornalismo de moda, que aconteceu hoje no Auditório do RW, reuniu quatro dos maiores nomes da área no mercado nacional. Lelê Saddi, sócia do site We Pick e empresária; Mônica Salgado, ex-diretora da revista Glamour; Susana Barbosa, diretora da revista ELLE e Camila Yahn, diretora do site FFW e da revista FFWMAG dividiram um pouco da sua experiência, trajetória e histórias com nós alunos.

Com esse time na mesa, não havia dúvidas de que a palestra seria um sucesso, certo? Certo. Mas como fazer acontecer? Já pensou nisso?

Com o auxílio do Professor André Santoro, eu Júlia, líder da editoria de moda, fiz o evento acontecer. Não existe maior honra do que ser procurada pelo professor para ajudar a realizar uma palestra do assunto que eu mais amo e que, normalmente, fica um pouco esquecido na grade curricular do curso.  

O evento que aconteceu hoje, 11 de abril, começou a ser pensado em fevereiro, quando entramos em contato com a nossa primeira convidada Camila Yahn. O contato não foi tão fácil, era época das semanas de moda internacionais e o São Paulo Fashion Week estava se aproximando, ou seja, a agenda da Camila estava uma loucura.

Em março comecei a tentar contato com outros nomes que eu admirava muito, que eram Susana, Mônica e Lelê. Confesso que a princípio não achei que conseguiria, afinal – aqui entra meu lado fã e tiete – elas eram importantes demais para responder um e-mail meu. Para minha sorte, eu estava MUITO enganada e em pouquíssimo tempo eu tinha uma mesa de palestra composta pelo meu time dos sonhos com todas elas, inclusive a Camila!

Finalmente o dia chegou e eu estava ansiosa será? O professor André Santoro mais uma vez me deu um voto de confiança e pediu para que eu fosse mediadora da palestra… Nervos à flor da pele, mas decidi aceitar o desafio.

Nunca foi tão importante ter professores competentes e dispostos a me ajudar. Aqui não posso deixar de agradecer a professora Márcia Detoni, Patrícia Paixão e Fernando Pereira que, com muita paciência, me ajudaram ficar mais tranquila e pronta para a mediação da palestra.

No fim, para mim foi um sucesso. Receber profissionais competentes com tanta história boa para contar e ver o evento sair do papel, não tem preço!

E você, o que achou? Conta pra gente quem vocês gostariam de ver aqui no Mackenzie em uma próxima oportunidade!

 

Julia Melo
A minha relação com moda vai muito além da roupa, gosto de estuda-la como parte da história e todos os seus significados. Como diria minha grande musa Iris Apfel “Vista-se de uma maneira que diga ‘cheguei’” e é isso que eu tento fazer todos os dias!