Como fazer intercâmbio de graça?

Você, estudante universitário, tem vontade de realizar um intercâmbio?

Já está com as economias reservadas para custear seu programa de estudos?

Seus problemas acabaram. Confira agora 5 maneiras de realizar o intercâmbio de seus sonhos inteiramente grátis!

1. Programas de Bolsas de Estudo Santander Universidades.

2. Programa de Bolsas Ibero-Americanas

  É uma iniciativa do Santander que concede 165 bolsas avaliadas em 3 mil euros a estudantes de instituições de ensino públicas e privadas. Os valores são destinados ao custeio de transporte, hospedagem e alimentação.  E em ambos os casos é requerido excelência acadêmica e frequência assídua por parte do aluno. Além disso, a duração do programa é de 6 meses e participam do projeto instituições portuguesas, espanholas e da América Latina.

As vagas são definidas a cada edição por curso e área, assim como o curso, certificado e critérios de seleção são definidos por cada universidade. Entre os possíveis destinos estão países como Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, México, Uruguai, Porto Rico e Portugal e as viagens costumam ocorrer no meio do ano em agosto ou em dezembro.

Podem se candidatar alunos de 136 instituições de ensino superior,  incluindo a nossa amada Mackenzie <3

 

Todos os programas têm como pré requisito a excelência acadêmica em troca da concessão do intercâmbio gratuíto. Eis uma recompensa para vida nerd de dedicação aos estudos.

 

3. Ciência sem Fronteiras

  Visando expandir e internacionalizar a ciência e a tecnologia aos estudantes brasileiros, o projeto possui convênios em praticamente todas as universidades públicas do país. É um programa que possui requisitos mínimos e é de fácil inscrição – basta comprovar excelência acadêmica e em alguns casos fluência no idioma do pais de destino. O ponto negativo é que não privilegia estudantes da área de humanas (#ChoraMiçangas), mas ainda assim tem mais de 39 mil brasileiros estudando no exterior, sendo 5.400 nas top 100 melhores universidades do mundo.

4. Conexão Cultural Brasil

  Essa vai para os miçangueiros de humanas! O programa Conexão Cultura Brasil é um projeto encabeçado pelo Ministério da Cultura que viabiliza o intercâmbio de estudantes da área de humanas e que em sua primeira edição contemplou 460 bolsas distribuídas para diferentes universidades em países como Espanha, Inglaterra e Itália e já investiu mais de 600 milhões de euros em bolsas de estudos.  Algumas das universidades de intercâmbio são Instituto Europeu de Design, Universidade de Bolonha, British Council, Federculture da Itália, Royal Shakespeare Company, Barbican Centre, o South Bank Centre, The Globe Theatrer e BBC Scottish Symphony. É necessário checar as exigências particulares de cada universidade e preparar um projeto a ser apresentado após a sua convocação.

#HumanasDaDeprê

5. Por esporte

  A cultura estrangeira, principalmente a norte-americana, valoriza muito a prática esportiva e oferece bolsas de estudo integrais para atletas que se destacam, inclusive os estrangeiros. É necessário o contato com as universidades de interesse para checar suas exigências, mas normalmente o processo de seleção consiste em uma prova de conhecimentos gerais, carta de recomendação e teste prático no esporte de domínio.

 

Já alertava Augusto Cury quanto à dedicação e educação: É preciso conquistar aquilo que o dinheiro não compra – caso contrário, será um miserável, ainda que seja milionário.  Portanto, eis mais uma razão para se atentar ao seu empenho na faculdade. Continue mantendo boas notas e escolha já a melhor opção para você! 😉