Como escolher o seu mochilão?

 

As férias estão chegando, mackenzista! Nada melhor que aproveitar esse tempo livre do trabalho e da faculdade do que viajando. Que tal fazer um mochilão? A nossa idade é a que mais se vê viajantes por aí. Fazer um mochilão é uma oportunidade de conhecer a si mesmo, desbravar novos países e cidades, fazer novos amigos e o melhor, poder ter tudo isso com um orçamento apertado! A verdade é que fazer um mochilão não exige idade, status social ou habilidades, basta apenas ir e se aventurar.

A Editoria Internacional fez uma série sobre mochilão no ano passado, falamos sobre os preparativos da viagem, o durante e o pós dessa experiência maravilhosa! Mas hoje vamos falar de algo mais prático e essencial para viver essa jornada. Com qual mochila devo viajar? Foi com essa pergunta que decidimos explicar quais são os tipos de mochilas e tirar todas as dúvidas, para que você, mackenzista, não erre na hora de comprar.

Tamanho da mochila

Primeiro você tem que ter em mente que as mochilas são medidas por litros. Elas variam de 40 a 70 litros. O tamanho depende muito do tipo de viagem e quanto tempo pretende passar no destino. Os litros variam de acordo com a quantidade de dias, então se vai fazer um mochilão de um mês, é recomendado que você leve uma de 60 ou 70 litros. Os preços variam, também, de acordo com o tamanho.

Lembre-se que a bagagem deve ser a mais concisa possível, ainda mais se você vai pegar muito transporte público e fazer longas caminhadas. Menos é mais nessas ocasiões e não deixe que a bagagem atrapalhe a sua viagem.

Tipos de mochila

Mochila de ataque

Ela é basicamente a sua mochila do dia a dia. Se você está hospedado em um hostel ou Airbnb, não é necessário levar todas as sua coisas enquanto for visitar a cidade. Ela também é boa para viagens de um dia em que você só leva uma troca de roupa e os seus pertences. Ela varia de 20 a 40 litros.

Diferente das mochilas comuns, ela possui compartimentos, regulagens e bolsos que aguentam o tranco. Ela também pode ser usada em trilhas e escalas de curta duração. Pode ser complemento da cargueira (mochila oficial), você pode levar um computador e objetos eletrônicos ou colocá-la vazia na mala e usar apenas no dia a dia.

Mochila de viagem

Ela não precisa ter compartimentos e funções fora do comum, o importante é que ela tenha uma boa regulagem para as suas costas e caiba tudo o que você precisa durante a viagem. Essa mochila vai ficar provavelmente no chão de aeroportos e hostels, por isso garanta que ela tenha uma boa qualidade e que seja resistente.

Elas variam de 50 a 70 litros, dependendo do quanto você quer levar. Um acessório legal é uma capa protetora, que impede que a água da chuva, por exemplo, entre e estrague a sua bagagem. Além disso, lembre-se que é sempre possível lavar a sua roupa no período do mochilão, o que ajuda muito para que a mochila não fique abarrotada de coisas.

Mochila de trekking

Essa mochila, com certeza, é mais complexa de todas. Cada tipo de caminhada ou escalada exige um tipo de mochila específica. Neste caso, ela pode ter compartimentos pra carregar sacos de dormir, barracas, objetos de caminhada, água e alimento. Por isso, tenha em mente o que exatamente você precisa antes de comprar, pois essas costumam ser as mais caras.

O tamanho varia de acordo com a quantidade de dias:

  • 1 dia- 20 a 30 litros
  • 4 a 5 dias- 50 a 60 litros
  • Período maior que uma semana- 75 litros

Conheça, também, todas as funções da mochila, para que você possa ter o melhor aproveitamento dela. E não se esqueça, conforto em primeiro lugar! Isso serve para qualquer tipo de mochila e bagagem que você está levando.

Preparado para se aventurar por este mundo, mackenzista? Escolha a sua mochila ideal e embarque nessa!