Como é comemorada a Páscoa em diversos países

No Brasil a páscoa segue uma tradição. Por ser um país onde a maioria é cristã, normalmente as pessoas se reúnem na sexta-feira santa para comer a tradicional “bacalhoada”,  entregar os ovos de páscoa para as crianças no domingo e muitos dedicam o dia à igreja, para celebrar a memória de Jesus Cristo. Mas esses são costumes brasileiros, e hoje você vai conhecer como é comemorada e o quão diferente é essa data ao redor do mundo.

Alemanha

Na Alemanha, a páscoa é comemorada junto com a chegada da primavera. Dessa forma, os alemães tem o costume de enfeitar suas árvores com muitos ovos coloridos.

 

Austrália

Diferente do Brasil, o símbolo animal da páscoa não é o coelho, e sim o bilby, um marsupial bem semelhante a um roedor. Tradicionalmente durante a páscoa, o animal passa a ser fabricado de chocolate para presentear a garotada.

 

Bermudas

No país de território britânico localizado no oceano atlântico, a páscoa tem um costume bem diferente e com significado religioso. Acontece um festival de pipas de diferentes cores e tamanhos, que simboliza a ascensão de Jesus aos céus.

 

Escócia

Na Escócia, é uma tradição reunir as crianças para fazer uma brincadeira, que consiste em rolar ovos cozidos e coloridos ladeira abaixo, ganha aquele que o ovo for mais longe sem se quebrar.

 

Estados Unidos

Como visto em muitos desenhos animados americanos, é uma tradição nos Estados Unidos  fazer a famosa “caça aos ovos”. Os adultos decoram os ovos e escondem no jardim para divertirem as crianças.

 

Finlândia

A criançada finlandesa se diverte nessa época do ano. No país europeu, as crianças saem fantasiadas pelas ruas pedindo chocolates e doces pela vizinhança.

 

França

Na França também é um costume comemorar a páscoa com ovos, mas não de chocolate. Isso mesmo, ovos de galinha! Em algumas cidades da França, é uma tradição desde a década de 1970, se reunirem em uma praça para fazer um omelete gigante, feito com mais de 15 mil ovos.

 

Grécia

Na Grécia, também há um costume religioso que vem atravessando gerações. No país europeu, os ovos são pintados de vermelho, representando o sangue de Cristo. Esses ovos são distribuídos entre os familiares, que um a um vai encostando o seu ovo no das outras pessoas, até que eles se rachem. Os gregos acreditam que o último ovo rachado, trará sorte ao seu dono até a próxima páscoa.

 

Guatemala

Na Guatemala, as pessoas se mostram cada vez mais fiéis, e na época da páscoa não é uma exceção. Os fiéis costumam se vestir com túnicas coloridas e caminham em tapetes de flores, feitos por eles mesmos, em procissão até a igreja.

 

 

Itália

Em diversos lugares da Itália é uma tradição se juntarem em praça para celebrarem a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Milhares de pessoas lotam as ruas de cidades no país para professarem a sua fé

Crianças vestidas de partores carregam uma imagem de Jesus Cristo durante procissão realizada na quinta, 2 de março, em Tunja, Colômbia Foto: Fernando Vergara / AP