Como é celebrado o Natal em diferentes lugares do mundo

O Natal é um feriado celebrado por cristãos há muitos anos. É considerado o mais importante dessa religião, porque nele comemora-se o nascimento de Jesus.

Independente de religião, o Natal criou ao longo dos anos um significado próprio de união; gratidão e harmonia, e muitos países do mundo têm o costume de celebrá-lo.

No Brasil, nos reunimos na noite do dia 24 para ceiar à meia noite e temos como tradição fazer brincadeiras como “amigo-secreto” entre familiares e amigos. No entanto, em outros países, apesar de haver muitas semelhanças com o nosso Natal, também existem tradições bastante inusitadas para nós.

 

Alemanha

Na Alemanha o Natal é bastante esperado e há até uma contagem regressiva que começa um mês antes do dia 25 de Dezembro. Essa época de espera para o Natal é chamada de Advento.

Assim como nossas guirlandas natalinas, existe a coroa do Advento, a qual possui quatro velas para serem acendidas uma em cada domingo.

Para as crianças existe o Calendário do Advento, começando no dia 1º de dezembro. Nele existem 24 “janelinhas”, uma pra ser aberta a cada dia. Nessas janelinhas podem ter imagens, guloseimas, tarefas ou presentinhos. Existem versões para serem compradas em lojas alemãs ou o calendário pode ser confeccionado à mão.

A ceia doa dia 24 lá, diferentemente da nossa, é mais simples e no almoço do dia 25 é quando os Alemães preparam inúmeros pratos elaborados e fartos. O Natal alemão é tão esperado e comemorado que lá até dia 26 é feriado também.

 

Japão

Diferentemente da Alemanha, o Natal no Japão não é muito celebrado porque a maioria da população japonesa não é cristã. Lá não é nem feriado no dia 25 e o comércio funciona normalmente. No entanto, os japoneses que comemoram o Natal têm a tradição de fazer uma ceia na noite do dia 25. Nela o prato principal é o frango assado.

Nas escolas há troca de presente entre as crianças na forma de uma brincadeira bastante interessante um pouco parecida com a nossa “batata quente”: os presentes vão rodando de mão em mão enquanto uma música é tocada. Ao final da música, cada criança fica com o presente que estiver em sua mão.

Uma curiosidade legal também é que no ano novo japonês as crianças também são presenteadas: o otoshidama é um envelope com dinheiro dado pelos adultos para as crianças no dia do ano novo.

 

África do Sul

O Natal na África do Sul é bem parecido com o nosso, inclusive o clima quente, porque lá também é verão nessa época!

É feriado; famílias têm o costume de viajar juntas; há bastante decoração em todo lugar e a ceia é farta assim como a nossa. Apesar de semelhante à nossa em relação à fartura, a ceia sul africana possui alguns pratos curiosos como o Turducken que é composto por um frango inteiro recheado que recheia um pato e estes recheiam um peru, sim, é isso mesmo que você leu: três em um! Algumas famílias também optam por fazer, ao invés do tradicional almoço, o Braai (um tipo de churrasco sul-africano).

Uma das poucas diferenças na celebração desta data, é que lá não se comemora no dia 24, e sim somente no dia 25, com uma missa durante o período da manhã e um almoço depois.

Não podemos deixar de mencionar também o “christmas cracker”, um pequeno pacote de presente que para abrir a pessoa precisa torcer a embalagem e dentro há uma surpresa. Existem inúmeros tipos de christmas cracker com presentes variados: dos mais simples e mais baratos aos mais elaborados e caros.

Apesar de muito diferentes e distantes, todos esses países têm suas tradições natalinas, algumas mais fortes e outras menos, mas todas com o propósito de união e celebração!

E você? Como costuma celebrar o Natal? Conta pra gente!

 

Giovanna Dagnino

Gosto muito de escrever, é minha terapia em momentos de ansiedade. Sou professora de inglês e futura jornalista.