A influência mundial da Comic Con

Já imaginou ter a oportunidade de se sentir dentro do seu filme/série/livro preferido? Como seria fazer parte de um mundo de ficção tão apaixonante e curioso? Essa chance de se envolver ainda mais com essa indústria de entretenimento é um dos ideias da Comic Con. Tal evento reúne artistas, produtores e empresas do mundo do cinema, da televisão e do literário. É o momento de criar experiências inesquecíveis!

Quadrinhos: como tudo começou

O evento conhecido como Comic Con teve início em Birmingham, na Inglaterra, em 1968. Na época, o público era predominantemente de fãs de quadrinhos. A ideia começou de forma simples mas ganhou força ao longo dos anos e com o aumento das produções midiáticas. Em 1980, já tínhamos grandes filmes da ficção como “O Império Contra-Ataca”, importante filme da saga Guerra das Estrelas.

Esse investimento do mundo do cinema, então, acabou prendendo a atenção do público até que o gênero se tornasse grande base para o fanatismo. E tal admiração era passada por influências e o mundo geek se concretizava. A Comic Con, portanto, passou a ser vista como um encontro de admiradores e admirados. Era uma forma de aproximar aqueles que sonham em viver nos diferentes mundos fictícios.

As maiores Comic Cons, atualmente, acontecem em grandes cidades dos Estados Unidos como San Diego, Nova York e Salt Lake City. Mas o evento, também, tem uma enorme força no Brasil. A Comic Con Experience em São Paulo é considerada uma das maiores do mundo! E, como uma forma de manter essa tradição para a cultura pop, o ano de 2017 não se mostrou diferente.

A CCXP17, Comic Con Experience 2017, aconteceu dos dias 7 a 10 de dezembro em São Paulo, no São Paulo Expo Center. O evento contou com mais de 200 mil pessoas, 1.100 credenciais para staff e 3.340 lugares em auditórios épicos. E foram reunidos painéis da Disney, Warner, Netflix, FOX, Sony e muitos outros. A edição tinha o objetivo de trazer em primeira mão os principais trailers de filmes aguardados, cenas exclusivas e atores internacionais!

Família fazendo Cosplay do mundo de Mario Bros

Dentre os convidados desse ano, alguns nomes se destacaram como: Will Smith, Alicia Vikander, Danai Gurira, além de muitos outros. A edição conta também com um Concurso de Cosplay. No qual os fãs se vestem dos seus personagens preferidos como uma forma de homenagem. Tal concurso irá premiar os melhores cosplayers do Brasil no maior evento geek do mundo!

A criação do evento em São Paulo teve como base a frase “Construa e eles virão” do filme Campo dos Sonhos, de 1989. Tal frase evidencia que a demanda do público por algo que eles se identificam é a motivação da criação de grandes eventos nesse estilo. Sentir-se parte de algo que você ama é uma maneira de se sentir completo e ser a diferença. Assim, fica claro que só faltava construir o espaço pois os apaixonados já cresciam por todos os lados.

 

As proporções do evento são de caráter internacional por reunirem partes do mundo inteiro para criar um momento único e inesquecível. Os fãs estão cada vez mais ligados e conectados por um universo que, infelizmente, não pode ser real mas não deve deixar de ser sonhado. Porque, afinal, como Walt Disney já disse “If you can dream it, you can do it”.

Camila Oliveira

Paulistana de berço mas o coração é um pouco de cada lugar que passei. Sou uma mistura de momentos, experiências e tenho muita história para contar. “Life isn’t about waiting for the storm to pass. It’s about learning to dance in the rain”.