Cinema também é arte

Já pensou em fazer um roteiro meio diferente daquela ida ao cinema de domingo no shopping? Hoje em São Paulo temos vários outros estabelecimentos que são deixados de lado pela conveniência dos cinemas nos shoppings, assim como o cinema de arte, que tem seu lugar tomado pelos filmes blockbusters.

Caixa Belas Artes

Para os amantes de cinema, conheçam o Caixa Belas Artes, ele fica na Rua da Consolação, 2423. Este cinema de rua composto por seis salas, são exibidos filmes de arte e clássicos. Reinaugurado em 2014, o passeio já vale a pena pela decoração, paredes que ilustram pôsteres de Hitchcock e letreiros de luz neon fazem parte do estilo retrô além da excelente bomboniere que fica no segundo andar.

Reserva Cultural

Não muito longe encontramos o cinema Reserva Cultural, localizado no térreo da fundação Cásper Líbero, Av. Paulista, 900. Conta com quatro salas amplas, um café e uma pequena livraria deixando o todo o espaço muito aconchegante. Aqui seguindo a mesma ideia do Belas Artes, são exibidos filmes que estão fora do circuito comercial, principalmente filmes europeus. Além de tudo, nos seus planos também pode incluir um rolê pela paulista.

Cinesala

Outro cinema com uma proposta muito legal é o Cinesala, ele nasceu com o objetivo de ser especial, e é um dos cinemas de rua mais antigos de São Paulo. O Cinesala tem um ar de anos 60, e mescla a programação de filmes independentes com blockbusters, é uma ótima escolha para quem gosta de ter muitas opções. Além de tudo você vai contar com muito conforto, em algumas salas as poltronas são substituídas por camas. Ele fica na Rua Fradique Coutinho, 361 (próximo da estação Fradique Coutinho, linha amarela, do metrô).

Espaço Itaú de cinema

Mais uma opção para o cinema de arte é o Espaço Itaú de cinema, fica no baixo Augusta.  Além da sua localização que permite estender a programação e curtir a rua Augusta, ele promove cursos e debates sobre a sétima arte e pré-estreias de filmes nacionais. Outro diferencial desse espaço é a loja de artigos cinematográficos, para os amantes desse mundo. Seu endereço exato é Rua Augusta, 1.475 (Salas 1, 2 e 3) e 1.470 (salas 4 e 5), e aproveite para tirar fotos legais com a decoração do espaço.

Estes entre outros muitos fazem parte dos cinemas de rua de São Paulo. Uma das vantagens é que, na maioria deles o preço do ingresso é mais barato, a faixa fica desde 12 até 30 reais. Então quando quiser ir ao cinema pense em dar uma chance para o cinema de arte nesses espaços incríveis, há um risco baixíssimo de arrependimento.

Texto: Carolina Torelli

Veja também: Editorial de moda por Giovana Rampini

Thiago Kenji Nakano
Bom, sou uma pessoa sonhadora, que vê todos os lados para entender as pessoas, apaixonado por desenhar e por arquitetura e segue a frase “sorria para a vida, pois um dia ela sorrirá de volta."