Cinebiografia: A Teoria de tudo

O notório filme de James Marsh lançado em 2014 retrata a história do grande astrofísico Stephen Hawking. Em homenagem à sua grande trajetória, hoje vamos destrinchar um pouco dessa obra.00

**SPOILER ALERT**

O longa-metragem é baseado no livro de sua primeira esposa, Jane Hawking, Travelling to Infinity: My Life with Stephen. Stephen é interpretado pelo ator Eddie Redmayne que adota trejeitos e manias do protagonista. O aluno da Universidade Presbiteriana Mackenzie e amante de cinema Victor Peres, 22, conta que “A atuação do Eddie Redmayne é impecável, e desfaz o equívoco do Oscar de não o nomear como melhor ator no ano anterior, em “Garota Dinamarquesa”.

Com uma fotografia simples para demonstrar o cotidiano caseiro do casal, a narrativa do filme percorre desde o começo de seu romance até o momento em que o casal se separa.  Além de focar em seu romance, o filme traz aos seus espectadores uma visão dos obstáculos diários que Stephen enfrenta após ser diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica.  A doença incurável se torna não só um catalisador para as descobertas do físico, mas também leva à dedicação constante de sua esposa.

“A teoria de tudo é uma representação gigantesca de uma pequena parcela da pessoa que Stephen Hawking era”, comenta Peres.

Aclamado pelas críticas, a obra dirigida por Marsh obteve sucesso no ano de lançamento e se consagrou após emocionar e surpreender seu público. Muito mais que um filme de drama/romance, o filme contém um retrato fiel ao livro que o inspirou e busca retratar (até com humor) a coragem e persistência do físico. De fato, existem controvérsias dadas por grandes críticas de cinema. O New York Times publicou a seguinte crítica:

“É em mostrar a aplicação dessa inteligência [de Stephen Hawking] que “A Teoria de Tudo” cai no buraco negro das banalidades biográficas”.

Apesar de seu ponto central ser o romance de Stephen com Jane, o filme também traz à tona o triângulo amoroso vivido por Stephen. Jonathan Hellyer Jones, interpretado por Charlie Cox, é a demonstração do desenrolar natural do filme e adiciona uma vulnerabilidade ao casal.

“Muito mais do que uma biografia focada na pesquisa e na mente de um dos maiores físicos existentes, “A Teoria de Tudo” consegue captar a essência do que tornou Stephen Hawking um dos cientistas mais famosos da história: Além da compreensão do universo físico, Hawking, por seus problemas biológicos, sociais e amorosos, conseguiu ter um entendimento extraordinário da singularidade de cada pessoa”. – Victor Peres.

Quer saber um pouco mais sobre Stephen? Clique aqui.

Uma preta de personalidade forte e em fase de crescimento. Estudante de jornalismo, que ama fotografia. Sempre aceita um desafio e “dá a cara a tapa” em tudo.