As Catacumbas de Paris

Ponto turístico da cidade, trata-se de uma antiga área de exploração de calcário que posteriormente tornou-se um deposito de ossos. A exploração começou durante o século XIV formando tuneis com mais de 300 km de extensão, passando por diversos bairros na cidade, conhecido na época por “Les Carrières de Paris” (as pedreiras de Paris). Quando as epidemias tomaram conta da cidade, em 1786, foi necessário transferir cadáveres de diversos cemitérios para esta área, que por isso ficou conhecida como “As Catacumbas de Paris”.

Fernanda na sua visita as Catacumbas

Permite-se na visitação conhecer apenas uma área dos tuneis, que mesmo assim leva-se cerca de 1 hora para completar o percurso. O conjunto de ossos é formado principalmente por crânios e ossos da perna, como o fêmur. Para entrar nas catacumbas, é necessário descer uma escada circular e apertada, portanto, não é recomendado para pessoas com problemas cardíacos ou claustrofóbicos.

Ao visitar as catacumbas pude sentir muitas emoções, o lugar possui uma energia muito diferente e traz muita história com ela. Minha experiência foi incrível, principalmente por ser um lugar subterrâneo, e possuir estreitas passagens estava com medo de entrar, mas depois que entrei não me arrependi.

A história das catacumbas inspirou o autor Victor Hugo ao escrever “Os miseráveis” e John Erick Dowdle que dirigiu o filme “Assim na Terra Como no Inferno”, onde arqueólogos procuram um tesouro pelas catacumbas.

O local traz muita curiosidade aos turistas devido a sua cultura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Texto por: Fernanda Rios.

Camila Oliveira
Paulistana de berço mas o coração é um pouco de cada lugar que passei. Sou uma mistura de momentos, experiências e tenho muita história para contar. "Life isn't about waiting for the storm to pass. It's about learning to dance in the rain".