Organização: Diário + Agenda = Bullet Journal

Como a reta final do semestre está se aproximando e com ela aquele monte de prazos e trabalhos que nos deixam perdidos. Aqui vai mais um post para ajudar a dar aquela organizada na sua vida: o Bullet Journal

O que é

O método bullet jornal foi criado pelo design Ryder Carroll e basicamente falando é uma agenda misturada com um diário. Ele pode ser feito a mão em qualquer caderno (um jeito de aproveitar aqueles cadernos não acabados que acumulam na estante). Ele consiste em você próprio ir criando sua agenda de acordo com as suas necessidades. Sendo um jeito simples e prático de manter suas coisas em ordem.

Como fazer

Para começar você precisa escolher um caderno para ser seu bullet. Pode ser qualquer um, com ou sem pautas e até mesmo um quadriculado. Depois nesse passo você cria uma legenda na primeira página com os símbolos que você vai usar para identificar as coisas. Exemplo: um quadradinho para tarefas e uma bolinha para compromissos, e os dois cheios representa que você cumpriu ambos.

Depois de montar sua legenda é só ir criando páginas para ir planejando seu mês/semana da forma que quiser. Aqui vão alguns exemplos de páginas:

  • – Um mapa de hábitos

Você pode marcar hábitos como “horas de sono”, “comer frutas”, “minutos de exercício”, etc.. e ir marcando dia a dia os que você fez. Essa é uma forma de você mapear os seus hábitos e observar o que faz no dia a dia.

  • – Lista de livros/filmes

Quem nunca acabou esquecendo que livro queria ler ou o nome de filme que você perdeu no cinema mas quer ver em casa? Com uma lista você não tem a chance de esquecer mais

  • -Planejamento mensal

Você pode fazer uma página para anotar todos os compromissos e dias importantes do mês.

  • – Planejamento diário

Você pode colocar aqui tudo que vai ou deseja fazer durante seu dia e ir marcando enquanto realiza cada um

O mais importante de lembrar é que a ideia central de bullet é que você seja livre para fazê-lo da forma que achar melhor. Por isso essa ferramenta tem sido cada vez mais usada e ajudando mais pessoas a organizarem suas vidas.

Já sabe como não cair em fake news

Foto por: Brittany Gaddy