Assessoria? Legal… De moda? Tô dentro!

Como vocês devem saber, nos dias 5 e 6 de Setembro está rolando o Encontro de Comunicação no Mackenzie. Várias palestras, com ex-alunos e profissionais de diversas áreas, são realizadas com os alunos de jornalismo, publicidade e letras. Nós acompanhamos a conversa sobre assessoria de moda que rolou com Alyssa Saldanha Lima, assessora da Press Pass e ex-mackenzista. Ela explicou que a assessoria serve como mediadora de conversas entre duas marcas e que é preciso entender as ideologias dos clientes para poder respeitá-las na hora de fazer o trabalho de divulgação. “O universo da moda cria muito desejos e deixa as pessoas enlouquecidas” e isso é resultado do trabalho de um assessor de moda, segundo a palestrante.

Vale ressaltar que o trabalho de um assessor é tão complicado quanto o de um jornalista de impresso, você precisar fazer várias coisas ao mesmo tempo. E as dificuldades, que podem ser contornadas, estão sempre aparecendo, o que faz com que o planejamento estratégico seja essencial.

A divulgação depende de como e onde o cliente quer aparecer, os mais procurados e trabalhosos são as redes sociais. Eventos e festas de lançamentos ainda são vantajosos e rotineiros no universo da moda.

E claro, os influenciadores digitais foram mencionados por Alyssa. Eles possuem uma grande visibilidade, o que faz inúmeras marcas desejarem tê-los como parceiros. E é na hora de fechar essas parcerias que o assessor precisa estar atento. Saber quanto vale divulgar o produto com tal blogueira e qual traz o maior feedback positivo é importante, afinal “Não são apenas números, tudo isso é pensado e analisado”, segundo a assessora.

Para finalizar, ela deu algumas dicas pra quem quer seguir no ramo: ter amor pelo o que faz absorver o máximo de todas as oportunidades e ter uma boa rede de contatos.

E ai? Se animou para trabalhar em assessoria? Comenta e conta pra gente! 🙂

Texto por Gabriela Cesário e Isabella Massoud.

Fotos por Cecília Ferreira.