As vantagens e desvantagens da dupla cidadania

Diferentemente de tempos passados, hoje muitos países permitem a dupla cidadania de seus cidadãos. Felizmente, o Brasil é um dos países que permite com que seus cidadãos possuam uma cidadania além da brasileira.

O pedido de reconhecimento de uma nova cidadania tem sido cada vez mais procurado por brasileiros que desejam morar, estudar, trabalhar ou até somente visitar o exterior. As cidadanias mais requisitadas são as italiana e portuguesa.

Quem pode solicitar o pedido de reconhecimento de uma nova cidadania?

Transição pela linha genética é uma das formas que pode ser solicitada a dupla cidadania. No entanto, isso depende da geração da família em que o solicitante está e, em alguns casos, do gênero de quem transmite a cidadania. A cidadania italiana, por exemplo, tem restrições quanto à transição pela linha materna. Ainda que o solicitante não possua transição pela linha genética, existe uma saída através da fluência no idioma. E as chances ainda aumentam se o candidato for profissional de uma área carente de mão de obra no país.  

 

Os benefícios em possuir dupla cidadania

Garantia de emprego legal sem necessidade de trâmites burocráticos é uma das inúmeras facilidades que uma dupla cidadania pode trazer a quem a possui. Uma informação bastante interessante é a de que em alguns países, quem é cidadão pode ter acesso aos estudos com desconto ou até gratuitamente. Quem possui cidadania europeia também pode transitar entre o Japão, Estados Unidos e Canadá sem a necessidade de visto no passaporte. Além disso tudo, pessoas que adquirem o passaporte europeu também podem participar de concursos públicos e abrir empresas e contas bancárias.

 

O problema da burocracia

Adquirir uma nova cidadania exige pesquisa e muita paciência. Cada país possui exigências diferentes e é necessário ficar atento a elas. Muitas pessoas contratam serviços particulares que facilitam a burocracia e auxiliam seus clientes com questões relativas ao reconhecimento da segunda cidadania aqui no Brasil. Alguns dos serviços prestados por essas empresas privadas está em localizar documentação necessária para montagem do processo, análise jurídica do material, tradução para a língua do país ao qual é pleiteada a cidadania e protocolo dos documentos no consulado.

Texto por Giovanna Dagnino