As melhores cidades para se fazer intercâmbio

 

Nós sempre falamos de viagens aqui na Editoria Internacional e como que o COI tem convênios com as universidades fora do Brasil. Mas hoje vamos conversar sobre as melhores cidades para se fazer intercâmbio, segundo o Quacquarelli Symonds (QS) responsável pelas classificações de Ensino Superior, sendo uma das mais respeitadas do mundo.

Neste ano, a QS, indicou Montreal (Canadá) como a melhor cidade para intercâmbio estudantil, deixando Paris na segunda posição depois de quatro anos como vencedores. O ranking leva em consideração: a satisfação dos estudantes, a classificação das universidades locais, o preço e a disponibilidade de empregos na região.

Conversamos com a aluna de jornalismo e ex integrante da Redação Virtual, Ilana Oliveira, que no início desse ano fez um intercâmbio para o primeiro colocado dessa lista. Durante dois meses a estudante do Mackenzie fez um curso de francês e ficou em casa de família, em Montreal.

Ela comenta que no quesito segurança a segunda maior cidade do Canadá, não deixa nada a desejar. “Eu fiquei em um dos bairros mais perigosos de lá e mesmo assim, já cheguei em casa meia noite ou mais e nada aconteceu comigo”, relata.

Escolheu Montreal por ser uma cidade bilingue. “Em qualquer lugar eles vão te cumprimentar com: Bonjour ou Hi”, comenta. Dependendo da sua resposta, a conversa pode se desenvolver em inglês ou francês. Isso é uma ótima oportunidade para estudantes que procuram ter contato com mais de uma língua. A aluna conta que já havia estudado francês no MLC (Mackenzie Language Center) e resolveu aprimorar seus estudos com o intercâmbio.

Ela destaca que o frio não precisa ser um problema ou um empecilho na hora escolher Montreal como o seu destino. A cidade é totalmente adaptada, há ruas subterrâneas e todas as casas, estabelecimentos e transportes são aquecidos. “Você não precisa ficar andando na rua”, comenta Ilana que chegou a pegar 27 graus negativos durante a sua estadia.

O fator econômico também auxilia muito os estudantes que vão para lá. Dentre as três maiores cidades do Canadá, que são: Toronto, Montreal e Vancouver, o destino de Ilana era o mais barato e também o mais frio da lista.

“É importante você viver tudo”, comenta. Para Ilana o essencial é ter um equilíbrio e saber administrar o seu dinheiro. Além de dar ao máximo nos estudos, é importe que você explore lugares novos, coma comidas diferentes, faça amigos e se divirta, afinal é uma experiência única.

Confira agora a lista completa dos dez primeiros colocados:

1º Montreal

2º Paris*

3º Londres

4º Seul*

5º Melbourne

6º Berlim

7º Tóquio

8º Boston

9º Munique

10º Vancouver

*Possui convênio com o COI.

 

Foto por: Arquivo pessoal de Ilana Oliveira

 

Elizabeth D’Andrea Matravolgyi
Jornalista (ou quase isso) por profissão e atriz por paixão. Extremamente sonhadora e apaixonada por esse mundão!