As línguas do futuro

A língua inglesa pode ser vista como universal, mas não há dúvidas de que outros idiomas estão ganhando força dentro do mercado de trabalho. É previsto que muitos continuem se destacando e outros tendam a crescer. Vamos a alguns deles?

Inglês
Além de ser o idioma oficial de países de grande influência, como Canadá, Inglaterra, Nova Zelândia e, claro, Estados Unidos, é o mais utilizado para fins comunicativos e comerciais. Por isso, independentemente do inglês deixar de ser, mais para frente, a única língua global, é provável que permaneça como uma das mais faladas.

• Veja também: 7 lugares onde a língua inglesa é predominante

Mandarim
Embora seja o idioma mais falado, não é comum encontrar alguém do mundo ocidental que domine essa língua de fato. Porém, esse quadro pode se reverter nas próximas décadas devido à posição da China como nova potência mundial.

Espanhol
O espanhol não só está entre as línguas mais faladas do mundo como vem sendo requisitada na formação de profissionais de diversas áreas, juntamente com o inglês.

Árabe
Assim como acontece com o mandarim, a língua árabe está ganhando mais admiradores – em especial, empresários – por conta da crescente economia do Oriente Médio.

Francês
Assim como o inglês, a língua francesa está presente em cinco continentes. Supõe-se que ela também continuará na lista, embora sem sofrer grandes mudanças no número de pessoas fluentes.

• Veja também: Quais idiomas você precisa aprender?

Além das línguas já citadas, existem expectativas sobre o idioma japonês, o italiano e até mesmo o português. E provavelmente vários outros também terão o seu destaque, o que é bom, pois assim chegará o momento em que a diversidade linguística se tornará a graça e o estímulo para todos nós sermos poliglotas.