A Arte de Ser Gentil

Já se sentiu bem quando foi gentil com alguém? Aposto que sim.

Saiba que esse sentimento é satisfação e orgulho. Ser gentil não é apenas benéfico aos outros, mas a você também.

Hoje é o Dia Mundial da Gentileza!

Para entender a arte da gentileza, conversei com Rosana Schwartz. Ela é professora do Mackenzie e uma das matérias que leciona é Sociologia.

Como se dá o fenômeno de ser gentil na nossa sociedade?

 ” ‘Ser gentil’ foi criado dentro da sociedade há muitos séculos para que você demonstre respeito para com o outro. Você dá uma oportunidade para que este outro chegue mais próximo. Este impulso é natural, apesar do ser humano ser extremamente competitivo. Ele foi construído durante a história como mecanismo civilizatório. Ou seja, para controlar o espírito competitivo, criamos regras, valores e sentimentos disciplinadores. Ser gentil é ser disciplinado, além de ser um olhar para o outro com sentimento de orgulho e satisfação. “

Gentileza gera gentileza?

” Lógico. A gentileza faz que o outro perceba que você tomou esse ato. Vivemos em uma sociedade extremamente competitiva e ‘rápida’. As pessoas não se importam umas com as outras e, quando você recebe um ato de gentileza, você se sente de certa forma feliz e retribui. “

Você sabe a diferença entre gentileza, generosidade e compaixão?

Não confunda! Rosana explica a distinção tênue entre as 3 coisas:

  • Ser gentil é uma forma de se comportar. Um ato construído historicamente.
  • Compaixão já é o sentimento que você tem, independe da sociedade. Por exemplo, quando você ajuda alguém caído na rua. Isso é compaixão, não gentileza.
  • Ser generoso é um valor, uma solidariedade. (Está mais ligado ao caráter).

Vamos ser gentis?

O Mackenzie Voluntário é um projeto que visa o envolvimento com comunidades carentes. Qualquer um pode participar, mas fique de olho no calendário porque as inscrições vão até terça-feira!

gentil

Saiba mais na página do Facebook e na Webpage.

Um comportamento? Um costume? Uma dedicação? Saiba que ser gentil para a sociedade que você vive pode não ser a mesma coisa para outra sociedade.

Mas e aí, já foi gentil com alguém hoje?

*Fotos retiradas das páginas do Mackenzie Voluntário
* Fonte dos gifs

Revisão: Isabela Matias